Relacionamento

Saiba por que dormir com o ex pode ser uma boa ideia

Por Redação Doutíssima 28/10/2013

Ao contrário do que amigos podem aconselhar, dormir com o ex talvez não seja uma sentença de morte para seu bem-estar mental. Em um estudo publicado no Journal of Social and Clinical Psychology, pesquisadores descobriram que 20% das pessoas entrevistadas tinham mantido relações sexuais com o ex após a separação, e que esses encontros amenizaram a dor do fim.

 

Dormir com o ex é uma ocorrência comum

Um estudo publicado no Journal of Adolescent Research revelou que um terço dos 792 adultos jovens entrevistados, com idades entre 17 e 24 anos, relataram dormir com o ex – o número mais elevado está entre os divorciados.

dormir com o ex

A relação sexual com o ex pode ajudar na superação do fim do relacionamento. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, pesquisadores da Universidade do Arizona examinaram um grupo de 137 recém-divorciados adultos e perguntaram quantos tiveram um encontro pós-conjugal ocasional após divórcio. Os resultados mostraram que a maioria dos participantes (82,5%) se manteve em contato com seu ex depois da separação, e 21,9% deles tiveram relações sexuais.

 

Ainda de acordo com o levantamento, para aqueles que não haviam aceitado o fim da relação, os encontros íntimos ajudaram a amenizar a dor do divórcio, enquanto para os que tinham aceitado, o sexo foi indiferente.

Com isso, especialistas indicam que dormir com o ex pode ​​não ser tão emocionalmente prejudicial como se tinha pensado anteriormente, e que pode, de fato, ter benefícios para aqueles que ainda sofrem com o rompimento.

 

O que é preciso considerar ao dormir com o ex

Dormir com o ex pode ser uma ótima ideia, mas não para todos. Se você tem apenas o desejo de se sentir conectado com alguém familiar, essa é uma tentativa de manipular a outra pessoa para voltar e ganhar de volta o poder perdido.

Além disso, trata-se apenas de satisfazer as necessidades sexuais sem olhar para alguém novo ou aumentar a autoestima. É preciso pensar no assunto.

 

Caso queira manter relações sexuais com seu ex, é preciso ter os motivos bastante claros. É só diversão? Ótimo, mas isso deve estar presente para ambos. Do contrário, é possível confundir as fronteiras, retardar o processo de seguir em frente, dar a algum dos envolvidos falsas esperanças ou manter-se ligado a um relacionamento que terminou por boas razões.

 

Sentimentos depois do sexo com o ex

Os dias seguintes ao sexo, muitas vezes, são marcados por um sentimento de realização – ou, no outro extremo, de profundo pesar. De qualquer maneira, já aconteceu e não há como voltar atrás – tampouco com o que se arrepender, exceto, é claro, se seu ex não merecesse essa atenção e você ignorou esse fato dormindo com ele.

 

Nesse último caso, tudo o que resta a fazer nessa fase é fingir que nunca aconteceu e seguir em frente com sua vida. Existem muitas pessoas interessantes no mundo e você está totalmente disponível para conhecer todas elas.

Além disso, se você realmente acha que fazer sexo para recordar bons momentos era o que faltava para encerrar esse ciclo, fique feliz. Você acabou de se libertar de um assunto que não tinha se resolvido em sua vida e agora é só seguir em frente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!