Nutrição

Verdade ou mentira: pão só engorda e não é bom para a dieta

Por Redação Doutíssima 29/10/2013

pao

Tão delicioso e saudável, o pão é parte integrante da cultura alimentícia de inúmeros países, para não dizer todos. Porém, apesar de ser bom e fazer bem, ele continua assustando muita gente preocupada em manter a forma que acabam se privando desta e de outras fontes de amido.

Afinal, é verdade ou mentira: pão só engorda e não é bom para a dieta? Podemos comê-lo ou não podemos? Ele faz engordar? Quantas calorias um pãozinho pode ter? O pão integral engorda menos? São as inúmeras e incansáveis perguntas sobre os possíveis benefícios e malefícios sobre o Pão Nosso de Cada Dia que saltam na cabeça de milhares de pessoas na hora de estabelecer uma dieta.

As respostas sobre o assunto são uma mistura de opinião com ciência da nutrição. Use o seu bom senso para chegar às suas conclusões.

 

Afinal podemos comer pão ou devemos deixar de lado essa tradição pelo bom funcionamento da dieta?

A verdade é que podemos, sim, continuar comendo pão. O pão é fonte de amido e de carboidrato, nossas principais fontes de energia e, também, é uma forte fonte de proteína, fibra e vitamina B. Por outro lado, o pão também pode ser lembrado por ser uma importante fonte de sal, o que em excesso pode ser maléfico.

Geralmente, não há contraindicações para a ingestão do alimento. Apenas pessoas intolerantes aos componentes do pão devem evitá-lo. Pessoas hipertensas devem consumir apenas pães com baixo teor de sódio.

 

Engorda? Tem quantas calorias? O integral é melhor? pao

O pão em si não engorda. Porém, como qualquer outro alimento calórico, pode auxiliar no ganho de peso de consumido em demasia. Ou seja, se ingerido com moderação e sem muita gordura adicionada, não há riscos de ter que mudar o buraco do cinto e, ainda por cima, vai agradar as suas papilas gustativas enquanto se alimenta bem.

O pão possui cerca de 280 calorias a cada 100 gramas. Uma fatia generosa terá cerca de 40 g e em torno de 140 calorias. O pão integral pode ser considerado mais saudável se comparado ao branco, mas as calorias são semelhantes.

 

Qual pão escolher?

O melhor pão é o pão caseiro, artesanal, mais rústico, seja ele preparado com trigo, centeio, milho ou outras misturas. Ele pode conter apenas a farinha, a água, o fermento e opcionalmente o sal, as sementes, que será o suficiente para que ele seja delicioso e saudável. A beleza do pão está na simplicidade!

Ainda não leu?

7 maneiras de transformar sua alimentação

Leites em pó para bebés podem ter bactérias

Reduza o estresse no trânsito com sete dicas

8 Dicas para uma vida saudável com uma dieta melhor

8 Alimentos que não podem faltar no prato das criança

5 Verdades sobre a dieta

6 Conselhos para perder peso em casa

Mais sobre este assunto

Links Úteis

como emagrecer, obesidade, perder peso, alimentos que emagrecem, obesidade morbida, frutas que emagrecem, perda de peso, dieta dos pontos, dieta, dietas, dieta da sopa, dietas rapidas, dietas saudaveis, dietas gratis, como perder barriga, exercicios para perder barriga, perder barriga, dieta para perder barriga, como perder a barriga, como perder barriga rapido, dieta para emagrecer, dietas para emagrecer, dieta para emagrecer rapido, dietas para emagrecer rapido, dieta para perder peso, dicas para emagrecer, sopa para emagrecer, simpatia para emagrecer, cha para emagrecer, suplementos para emagrecer