Medicamentos

Top 5 dos medicamentos para transtorno bipolar

Por Redação Doutíssima 29/10/2013

O transtorno bipolar é um transtorno de humor caracterizado por ciclos de episódios maníacos e depressivos. Bipolaridade é uma condição difícil, que afeta todas as partes da vida de alguém e pode ter consequências perigosas e de longo prazo. Muitos medicamentos estão disponível para o tratamento da doença, e cada pessoa responde de forma diferente a um determinado medicamento. Muitas vezes é necessário tentar várias medicações para encontrar um que trata os sintomas com o menor número de efeitos colaterais ou desconforto para o paciente.

 

tumblr_mbieklYEwy1rpjyioo1_r2_500

 

1. Lítio

O lítio é um tipo de medicamento conhecido como um agente antimaníaco. Ele proporciona a diminuição de atividades anormais no cérebro. Pacientes com transtorno bipolar usam lítio para manter a estabilidade do humor, prevenindo estados de espírito de extremos altos e baixos. Os efeitos colaterais mais comuns do uso de lítio incluem agitação, perda de apetite, problemas gastrointestinais, perda de cabelo e dores musculares ou nas articulações. Em casos raros, podem ocorrer os efeitos colaterais graves que são convulsões, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, fala arrastada, alucinações, erupção cutânea ou inchaço de várias partes do corpo. Exames de sangue regulares são necessários para verificar possíveis problemas de tiróide e de rim por causa da utilização do lítio.

 

2. Antipsicóticos

Uma variedade de medicamentos antipsicóticos atípicos são usados ​​para tratar sintomas de transtorno bipolar, muitas vezes em conjunto com outros medicamentos. Pesquisa da Universidade de Oxford mostrou que medicamentos antipsicóticos podem ser bastante eficazes para ajudar a estabilizar os sintomas bipolares. Zyprexa, Abilify, Seroquel, Risperdal e Geodon são os antipsicóticos mais comumente prescritos para transtorno bipolar e são mais frequentemente utilizados para controlar os sintomas de mania súbita e permanente. Zyprexa e Abilify estão disponíveis em forma de pílula e pode ser usados no tratamento de episódios agudos de mania. Seroquel, Risperdal e Geodon foram originalmente usado para tratar episódios de mania, mas estes medicamentos também já foram aprovados tanto para o tratamento do transtorno bipolar como de depressão ou dos dois.

 

3. Anticonvulsivos

Medicamentos anticonvulsivos são utilizados como estabilizadores de humor para o tratamento do transtorno bipolar. O ácido valpróico, conhecido como Depakote, é o anticonvulsivo mais popularmente utilizado para pacientes bipolares e parece seré altamente eficaz. Lamictal e Tegretol são estabilizadores do humor igualmente utilizados, mas não tão frequentemente como Depakote. Efeitos colaterais comuns dos medicamentos anticonvulsivos incluem sonolência, ganho de peso, tonturas, tremores, náuseas e diarréia.

 

4. Antidepressivos

Os antidepressivos não são prescritos sozinhos para a doença bipolar, uma vez que não tratam os sintomas de mania, mas eles podem ser utilizados em conjunto com um estabilizador do humor. Isso ocorre devido ao risco de desencadear mania, bem como o aumento da frequência dos episódios maníacos e depressivos. Os efeitos colaterais mais comuns incluem dor de cabeça, náuseas, distúrbios do sono, incluindo insônia ou sonolência, agitação e dificuldades sexuais.

 

5. Symbyax

Symbyax é uma combinação de dois medicamentos, a olanzapina e o cloridrato de fluoxetina, prescrito para o tratamento a curto prazo de episódios de depressão que ocorrem com transtorno bipolar tipo 1. Os efeitos colaterais da Symbyax incluem dores de cabeça, dor de garganta, aumento de peso, inchaço, insônia, dificuldades sexuais, discinesia tardia e síndrome de serotonina.