Motivação

O que você vai ser quando crescer? As dificuldades da escolha profissional

Por Rafaela Monteiro 29/10/2013

profissoes

Chega uma hora da vida, bem cedo por sinal, em que temos que decidir o que vamos “ser”, qual profissão seguir, qual faculdade fazer, em que direção ir. Uns falam pra escolher o que se gosta, que não adianta escolher uma profissão só por dinheiro, outros dizem que temos que olhar o mercado de trabalho, as profissões que estão em alta ou algo que vai poder nos dar um bom retorno financeiro.

Enfim, seja como for, chega a hora de escolher e temos que fazê-lo. Muitos passam por várias faculdades, cursos, testes vocacionais, outros seguem a carreira do pai, da mãe, da família. O fato é que essa decisão não é nada fácil de ser tomada.

 

Oportunidades 

Grande realidade também é o fato que nem todo mundo tem a oportunidade de fazer essa escolha. Nem todos podem estudar, investir nos estudos e em uma boa formação. E isso é uma triste realidade de um país com enorme desigualdade social em que vivemos. Contudo, se você tem a oportunidade de fazer essa escolha, antes de se angustiar pela dificuldade que ela traz, fique grato por poder fazê-la.

carreira

Diante da oportunidade de escolha profissional, devemos pensar em escolher algo para a vida inteira. Mesmo que a possibilidade de mudar de ideia exista, mesmo que no meio do caminho possamos voltar atras, quando escolhemos, pensamos que vamos fazer isso para o resto da vida, e por isso, tem que ser algo com que tenhamos a mínima afinidade.

Se você odeia matemática não deve escolher nada na área de exatas, por mais rico que alguma carreira na área possa te deixar. Fique certo de que você vai fazer muito bem aquilo que você tenha o mínimo de afinidade. Então pode começar a pensar na carreira cortando tudo que tem a ver com as matérias de que você não gosta. Como no exemplo da matemática, se você não gosta ou não é bom, não escolha nada de exatas. Claro que, toda e qualquer faculdade que você faça vai ter algo que você não goste. Porém, tem que ser minimamente suportável, e a maioria das matérias você tem que gostar, principalmente da prática da profissão.

 

Dicas para fazer uma boa escolha

Na hora de escolher comece cortando a área que você não tem afinidade. Selecione algumas possíveis profissões do seu interesse e leia tudo que puder sobre o assunto. Converse com alguém da área, pergunte sobre as matérias da faculdade, sobre a prática profissional, sobre o dia a dia do trabalho, as dificuldades, o mercado profissional.

sucesso

Seja consciente que, quando falamos de carreira e vida profissional, falamos de um longo caminho de estudos, construção e conquista de espaço. Nenhuma profissão é fácil, se for, desconfie. É bom ser consciente que poucas pessoas saem da faculdade ganhando bem e com tudo encaminhado, e que existe um longo percurso a ser construído para toda e qualquer profissão.