Guia dos Dentes > Tabagismo

Nada de tabaco se quiser ter dentes saudáveis

Por Redação Doutíssima 30/10/2013

 

charuto-5

Se tem um assunto antigo e muito falado tanto na literatura quanto no dia-a-dia das pessoas é o uso do tabaco nos mais diversos modos. Vamos falar variadas vezes sobre várias perspectivas ao redor do uso do tabaco, seja ele em menor ou em maior quantidade e nos mais variados períodos de tempo. E no que diz respeito à boca, o tabaco é extremamente prejudicial e causa uma série de problemas.

O uso constante do tabaco pode aumentar o risco de câncer bucal, uma doença que progride rapidamente e pode ser fatal se não for diagnosticada e tratada precocemente. Mais de 300 mil novos casos de câncer bucal são diagnosticados a cada ano, em todo o mundo. Esta doença dental séria, que pertence à boca, lábios ou garganta, muitas vezes é altamente curável se diagnosticada e tratada nos primeiros estágios.

charuto-4

De forma geral o tabaco pode causar os mais variados problemas como:

– Aumenta o risco de doenças gengivais, o que é uma causa principal da perda de dentes em adultos

– Pode retardar a cicatrização após uma cirurgia oral, como de um dente que foi arrancado

– Pode danificar o tecido da gengiva e causar enfraquecimento da gengiva, deixando as raízes dos dentes expostas

– Pode aumentar o risco de cárie dental

– Causar sensibilidade pelos mais diversos fatores

– Pode causar mau hálito

– Causar manchas nos dentes que não podem ser removidos com a escovação regular

charuto-1

São várias as pesquisas que mostram que “pelo menos 28 cancerígenos químicos foram identificados em produtos de tabaco sem fumaça”. Então, se você acha que não fuma e só usa o tabaco de mascar, ele também vai afetar a cavidade bucal de forma alarmante e extremamente prejudicial.

charuto-2

Problemas dentários são chatos de tratar e podem causar um dano no bolso do paciente, mas a boa notícia é que a maioria deles podem ser facilmente prevenidos com:

– Escovação diária sempre após a alimentação ou sempre após colocar algo com algum nível de açúcar na boca.

– Usar fio dental diariamente.

– Comer corretamente seguindo uma dieta rica em alimentos benéficos aos dentes e boca e balanceada no que diz respeito à ingestão de sacarose.

charuto-3

Visitas ao dentista regulares são importantíssimas. Mesmo os pacientes mais bem informados desconhecem uma boa parte dos problemas bucais, principalmente em estados iniciais. Somente seu dentista vai poder avaliar de forma mais completa e trabalhar a prevenção para que você não tenha problemas bucais ou tratar de forma inicial quando o problema já estiver instalado.