[the_ad_group id="16401"]
Guia dos Dentes

Trate a anquiloglossia o mais rápido possível

Por Redação Doutíssima 30/10/2013

f-3

É pequena a porcentagem da população acometida pela anquiloglossia ou língua presa. Mas como assim? A língua tem freio, acelerador e embreagem como um carro? Não meus caros leitores e leitoras, o freio lingual nada mais é do que uma membrana que liga o assoalho da boca com a parte de baixo da língua.

Se esse freio for muito curto, o paciente terá uma série de dificuldades como:

– Dificuldade para falar, daí que vem o nome “língua presa”.

– Diminuição da autoestima, devido traumas gerados no relacionamento interpessoal,se o paciente deixar para operar em fases mais avançadas.

– Diminuição da eficiência mastigatória e da deglutição, nas quais a língua é fundamental. Na maioria dos casos a cirurgia é feita precoce mas pode causar problemas em casos que o paciente não opera precocemente.

– Perda em funções importantes para o desenvolvimento como o ato de mamar que vai ficar comprometido.

f-1

O freio lingual curto é um fator congênito e já vem desde bebê. Um grande dilema entre os profissionais responsáveis pelo diagnóstico e tratamento é:

– Em que caso é necessário o tratamento?

– Que tipo de tratamento para cada caso?

– Qual a melhor idade para realizar o tratamento?

f-5

Então vamos lá, vamos resolver essas dúvidas:

– O único tratamento para esses casos é a cirurgia chamada de frenectomia lingual que consiste em remover todo ou parcialmente o freio lingual a fim de que a língua possa voltar ás suas funções normais ou o mais próximo do que se tem como normal.

– Trata-se de uma cirurgia simples, com um pós-operatório rápido, sem grandes dificuldades e extremamente fácil de ser realizada pelo dentista. A frenectomia lingual muda drasticamente a vida dos pacientes e seu desenvolvimento.

– É importante lembrar que somente a frenectomia lingual pode não resolver definitivamente determinados casos, sendo necessário um complemento de tratamento por um fonoaudiólogo que vai estimular a língua da forma que for necessário para que ela se desenvolva como esperado e nos padrões de normalidade.

f-4

Se você possui esse problema de anquiloglossia ou conhece alguém que possua, não pense muito, procure um bom profissional e melhore sua vida. As cirurgias odontológicas são bem seguras e utilizam apenas anestesia local, é um procedimento super seguro, extremamente rápido e muda completamente a vida do paciente. Te um pós-operatório sem grandes necessidades e com excelente prognóstico. Então, que você está esperando para ir até um dentista e operar logo essa língua?

Vamos todos em busca da saúde bucal para todos.

 

 

 

 

 


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]