Estética

Óleo de coco: 4 motivos para incluir na sua dieta

Por Dr. Victor Sorrentino 31/10/2013

De todos os superalimentos do mercado, o óleo de coco talvez seja o campeão na lista de benefícios. Quando em versão virgem ou orgânica, ele pode ter efeitos positivos para todos os sistemas do corpo humano – muitos deles já comprovados cientificamente, desde cuidados com a pele até a perda de peso.

Benefícios do óleo de coco à saúde

Ainda não está convencido? Confira quatro motivos para incluir o óleo de coco na sua alimentação e experimente os benefícios que ele pode oferecer:

  1. Pode reduzir o colesterol

O óleo feito a partir do coco tem uma gordura saturada chamada ácido láurico, capaz de  aumentar o colesterol bom (HDL) no sangue. Isso ajuda a melhorar os níveis de colesterol. Além disso, ajuda a restaurar a função da tireoide.

  1. Ajuda na perda de peso

Esse óleo contém gorduras especiais, chamadas de triglicerídeos de cadeia média (TCM). Quando quebradas, elas conduzem a uma queima eficiente de energia. Além disso, um estudo feito pela Universidade Federal de Alagoas descobriu que as mulheres que consumiam cerca de duas colheres de sopa de óleo de coco por dia não só evitaram o ganho de peso, como também reduziram a  gordura abdominal – muito difícil de perder.

  1. Previne o envelhecimento

Os óleos encontrados no coco têm uma ação antioxidante positiva no organismo. Isso significa que eles ajudam a reparar danos nos tecidos do corpo. Afinal, a oxidação é considerada uma das principais contribuintes para problemas cardiovasculares e envelhecimento da pele.

  1. Pode manter a sua saúde dental

Esse óleo é um antibiótico natural quando digerido e destrói as bactérias que causam a cárie dentária, segundo pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Athlone, na Irlanda. Os cientistas indicam ainda que estudos em fase preliminar mostram que ele elimina o Candida albicans, fungo que provoca aftas.

oleo de coco-doutissima-shutterstock

O óleo de coco pdoe ser um ótimo substituto para a manteiga. Foto: Shutterstock

Como incluir esse superalimento em sua dieta

Evite todos os alimentos embalados ou manufaturados que contenham apenas parcialmente o óleo. Opte somente por aqueles que forem virgem e orgânico, usando-os com moderação, como deve ser feito com qualquer produto.

Como ele tolera altas temperaturas, pode ser um ótimo substituto para a manteiga. Não bastasse isso, ao fazer biscoitos, muffins ou brownies, você terá uma leveza que seria incapaz de obter com a margarina.

Sólida à temperatura ambiente, essa gordura deve ser derretida antes da sua utilização. Para isso, basta colocar o frasco em uma tigela ou panela com água quente e deixar descansar por alguns minutos.

Quer uma dica para usá-lo? Da próxima vez que assar vegetais como abóbora, batata doce e beterraba, faça uma mistura de óleo de coco, suco de limão, tomilho ou alecrim, sal e pimenta, fica delicioso. É possível utilizá-lo ainda na pipoca – uma colher já basta para que você tenha um lanche saudável.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!