Estética

O que é o Botox Integrativo? Saiba mais

Por Dra. Cris Benvenuto 31/10/2013

botox_before_after

“A toxina botulínica (botox) não recupera casamento, não preenche o vazio da alma e nem atrasa o relógio biológico. A toxina botulínica relaxa a musculatura da face e do pescoço, dando um ar mais jovem e relaxado – é isso.”

Ontem fui desafiada a explicar o que seria o Botox integrativo. O assunto surgiu por eu ser uma dermatologista que se dedica também ao estudo da Medicina Integrativa, vertente da medicina que procura estudar o ser humano como um todo: corpo, mente, espírito, sem deixar de lado o estilo de vida de cada um e a cultura em que está inserido. A pessoa queria entender onde a toxina botulínica se encaixava nessa história. Ressalto aqui que além do Botox, há também outras marcas de toxina no mercado, como o Dysport e o Prosigne.

Costumo dizer que a toxina botulínica pode ser uma grande aliada na busca do bem estar. Ela pode amenizar rugas e deixar a face com uma expressão mais leve. Na medida certa, excelente. Só que existem os exageros. Há pessoas que  pedem para seu médico paralisar completamente os músculos da face e acabam com uma aparência de boneco. Outras pessoas fazem o tratamento achando que assim vão recuperar o casamento que está em crise. Há ainda aquelas que buscam preencher um vazio da alma fazendo vários tratamentos, gastando horas na clínica ou no SPA. Também não é raro encontrar mulheres e homens fugindo desesperadamente do envelhecimento – algo desnecessário. Envelhecer bem é um dos segredos para uma vida equilibrada.

botox-sao-paulo-antes-depois-botox

É aqui que a visão integrativa pode fazer a diferença. A toxina não recupera casamento, não preenche o vazio da alma e nem atrasa o relógio biológico. A toxina botulínica relaxa a musculatura da face e do pescoço, dando um ar mais jovem e relaxado – é isso. Qualquer expectativa além dessa pode acabar em decepção. Para outras pessoas o impulso do momento, além de trazer frustração, acaba pesando no bolso mais tarde. Por isso, mesmo em um procedimento tão comum, é importante pensar bem e ter uma boa conversa com o médico antes de seguir em frente.

O médico poderá ajudar a entender se a toxina botulínica e outros tratamentos estéticos estão bem indicados não apenas para sua pele, mas também para sua mente e seu espírito.