Especialidades

Saúde da mama: curiosidades sobre os seios

Por Redação Doutíssima 01/11/2013

Muitas mulheres não imaginam que podem necessitar de cuidados com a mama que vão além do exame anual. Essa parte do corpo é muito sensível e capaz de sofrer alterações devido a fatores de saúde e estilo de vida. Além disso, ainda são vários os fatos curiosos sobre os seios.

seios femininos

É normal que os seios fiquem mais flácidos com o passar do tempo. Foto: iStock, Getty Images

Fatos sobre seios que você provavelmente não sabia

É comum que os seios sejam divididos entre grandes e pequenos, mas eles podem ter muito mais particularidades do que se possa imaginar. Seu desenvolvimento começa na puberdade, em razão do hormônio estrogênio. Ao longo do tempo, porém, evoluem diferentemente em cada mulher. Conheça fatos curiosos sobre eles:

  • Mulheres podem ter orgasmo através da estimulação da mama

Educadores sexuais conduziram um estudo para apoiar as alegações de que mulheres poderiam atingir o orgasmo com estímulo apenas das mamas. Dorian Solot e Marshall Miller, autores do livro I Love Female Orgasm: An Extraordinary Orgasm Guide, revelam que 1% das entrevistadas disseram conseguir chegar ao clímax apenas desse modo.

  • Mamilos não seguem um padrão

Há diferentes tipos de mamilos. Assim como a assimetria das mamas, os mamilos podem não ser iguais em cor e tamanho – e não há nada de errado com isso. 

  • Eles podem ficar secos

A pele sobre os seios de uma mulher é mais fina do que a do resto do corpo, com algumas exceções. Devido a isso, é comum que a região resseque com facilidade. É importante hidratá-los regularmente.

  • Fumar pode causar flacidez

Há uma proteína vital na pele chamada elastina. Como o nome sugere, é quem dá elasticidade a ela. Pois fumar pode quebrar essa proteína e causar flacidez. mas vale lembrar que esse não é o único fator envolvido e a ação do tempo também pode colaborar – o que é inevitável.

  • Eles têm seu próprio ciclo mensal

Hormônios flutuantes fazem com que seu tecido mamário se altere semana a semana. Logo após o período menstrual, é possível senti-lo mais suave, graças aos níveis hormonais. Quando se está na metade do ciclo, os mamilos acabam tornando-se sexualmente mais sensíveis, dado o aumento de estrogênio.

  • Eles são particularmente vulneráveis ​​ao câncer

Há três razões pelas quais o câncer parece prosperar nos seios: esses órgãos dinâmicos continuam a desenvolver novas células ao longo de nossas vidas, o tecido adiposo é um paraíso para produtos químicos industriais e eles estão cheios de receptores hormonais e hormônios capazes de alimentar as células cancerígenas.

Para minimizar os riscos, faça exercício, limite tabagismo e álcool e evitar radiação desnecessária. Os seus peitos e a sua saúde agradecem pelos cuidados, que devem ser constantes.