Guia dos Dentes

Efeitos de doenças sistêmicas na cavidade bucal: HIV

Por Redação Doutíssima 01/11/2013

virus-5

Problemas bucais são comumente causados ​​quer por infecções fúngicas, virais ou bacterianas. Os problemas são mais prováveis ​​de ocorrer em pessoas com danos no sistema imunológico como no caso dos pacientes diagnosticados com HIV positivo.

Nesses casos, não adianta só tratar especificamente o HIV, é necessário fazer tratamentos específicos como no caso do dentista que pode diminuir consideravelmente as dores bucais do paciente tratando as doenças bucais que acometem a boca do paciente bem como, realizando a prevenção das mesmas.

virus-1

Consultas regulares ao dentista podem prevenir doenças graves na cavidade bucal, além de escovar diariamente os dentes após cada refeição e usar fio dental pelo menos uma vez ao dia. O uso de antissépticos bucais sem álcool pode ser indicado pelo seu dentista para complemento de escovação.

virus-2

Os problemas bucais mais comuns em pacientes HIV positivo são:

– Boca seca e as glândulas salivares fora do tamanho normal. A xerostomia pode ser associada à doença salivar associada ao HIV que faz com que as glândulas salivares inchem. Mascar chiclete sem açúcar pode ajudar a boca seca.

– Úlceras na boca ou aftas são feridas dolorosas nas gengivas, língua ou garganta que vão dificultr bastante o dia-a-dia do paciente e com isso, gerar uma série de problemas secundários. Utilizar medicamentos tópicos pode facilitar bastante a vida do HIV positivo.

virus-3

– A candidíase provoca manchas de coloração esbranquiçada na boca mas pode variar de acordo com a localização da lesão. Vários medicamentos anti-fúngicos são eficazes contra a candidíase oral.

– O câncer de boca ou de garganta é tipo em alguns trabalhos científicos como mais predisponentes em pacientes como o HIV positivo.

– A Leucoplasia pilosa oral provoca manchas brancas, com pequenas saliências semelhantes a cabelos, que normalmente ocorrem no lado da língua, é causada pelo vírus de Epstein-Barr, e pode ser tratada com drogas anti-HIV.

– Gengivites são causadas por bactérias na placa dental. Antibióticos e anti-sépticos bucais podem combater a infecção, bem como reforça a necessidade de acompanhamento periódico com o dentista.

– Herpes que são pequenas lesões dolorosas nos lábios ou na boca, pode demorar até algumas semanas para cicatrizar. Os medicamentos ajudam bastante como o aciclovir é o que aconselho para meus pacientes

virus-4

Cuidar de seus dentes e gengivas é importante para todos. Isso inclui escovar os dentes, comer uma dieta saudável, não fumar ou mascar tabaco e ter consultas regulares com o dentista, bem como falar com seu dentista tudo que está sentindo e não ficar envergonhado na hora de fazer perguntas mais indiscretas; seu dentista está preparado para todas as suas dúvidas e necessidades de tratamento.