Saúde Mental

Entenda a Psicolgia da Gestalt

Por Rafaela Monteiro 01/11/2013

Imagem1

Gestalt é uma palavra de origem alemã que não tem tradução precisa em português. Refere-se a um processo de dar forma, de configurar o que é visto.

A psicologia da Gestalt ou psicologia da forma, surgiu no início do século XX, sendo diferente da Gestalt-terapia, que foi criada por Fritz Perls. De acordo com sua teoria, não se pode ter conhecimento do “todo” por meio de suas partes, pois o todo é maior que a soma de suas partes.

 

A Teoria

Um dos seus principais representantes foi Wertheimer. Este, demonstrou que quando a representação de determinada frequência não é transposta se tem a impressão de continuidade e chamou o movimento percebido em sequência mais rápida de “fenômeno phi”. A tentativa de visualização do movimento marca o início da escola mais conhecida da Psicologia da Gestalt e seus pioneiros, além de Wertheimer, foram Kurt Koffka, Kurt Lewin e Wolfgang Kohler.

A Psicologia da Gestalt, que foi um campo estritamente experimental, e ocupou-se em trazer questionamentos que foram contrários à visão mecanicista e à visão atomística (visa o átomo como a menor parte ou elemento constitutivo das coisas).

Esta afirmava que o “todo é uma realidade diferente da soma de suas partes”, pois o que percebemos é a relação entre as partes que compõem o todo. Ex: sinfonia. Sendo um campo de pesquisa que trouxe novas perspectivas para entender a maneira com a qual o homem percebe o mundo. E alguns de seus princípios influenciaram a Gestalt Terapia.

 

Um vaso ou dois rostos?

gestalt1

 

Campo

Afirma que a percepção é uma função que acontece em um determinado campo. O aspecto das coisas ou forma é determinado pela organização do campo que a distribuição do estímulo dá origem. A percepção se dá sempre a partir de determinados fundamentos que, de certa forma, a organizam.

Os fundamentos básicos da psicologia da Gestalt são:

  • Boa continuidade
  • Boa forma
  • Semelhança
  • Unidade
  • Uniformidade
  • Proximidade
  • Fechamento

 

O que isso quer dizer é que, segundo os autores da Psicologia da Gestalt, sempre percebemos as imagens dando a elas uma boa forma, um fechamento, certa simplicidade e proximidade as figuras vistas. Além de relacionar uma figura e um fundo nas imagens percebidas.

 

gestalt3

 

Figura e fundo

Para Koffka a articulação figura-fundo está presente no campo percebido. Quando olhamos logo definimos o que é figura e o que é fundo, dependo do campo e de vários fatores.

Figura e fundo também estão presentes nas diferentes modalidades sensoriais: audição, tato, paladar, olfato; e o fundo das figuras desses sentidos é muito mais determinado por nossa relação com essas figuras no contexto do meio comportamental.

No exemplo da imagem acima, dependendo do que for figura e do que for fundo, veremos uma jovem ou uma senhora.