Guia dos Dentes

Toxina botulínica na odontologia

Por Redação Doutíssima 01/11/2013

bo-1

A maioria dos dentistas não está consciente dos benefícios substanciais que a toxina botulínica tem como uma terapia coadjuvante no tratamento dental e cosmético.

A toxina botulínica tem usos clínicos úteis como adjuvante em tratamentos ligados a ATM e casos de bruxismo, ainda mais para os pacientes com dor nessa articulação.

O que é a toxina botulínica?

– É um relaxante muscular.

E como pode ser utilizado na odontologia?

Quando administrado com algo em torno de metade da dose utilizada para o tratamento de alisamento de rugas faciais, pode reduzir grandemente a intensidade das contrações musculares que contribuem para a ATM e dor facial e dar ao doente um alívio significativo.

bo-5

Botox pode desempenhar um papel muito importante para reduzir ou eliminar a sua dor facial.

Botox é muitas vezes usado em conjugação com a terapia dérmica como uma alternativa não cirúrgica para os casos de linhas do lábio.

Com um pouco de terapia de Botox e aumento dos lábios com preenchedores dérmicos, os músculos ao redor do lábio são enfraquecidos para que eles não possam levantar o lábio tão alto quanto antes. Isso tem que ser feito com cuidado para o paciente manter competência labial, permitindo-lhes realizar suas atividades normais como falar, sorrir, franzir a testa, comer, dentre outras.

bo-3

É importante ser capaz de oferecer todos os alternativas para o paciente.

Quais as desvantagens de usar o botox?

– O paciente precisa fazer as aplicações no tempo certo

– Alto custo inicial que pode ser parcelado

– Re-tratamento de 2-3 vezes por ano, dependendo do tipo de tratamento

bo-2

Qual a importância desse uso da toxina botulínica na odontologia?

Os tecidos moles em torno da boca são tão importantes como a cor e a posição dos dentes na determinação do sorriso do paciente. Nós, como dentistas, não podemos nos esquecer que também temos a área perioral, ao redor da boca, para olhar tanto quanto os dentes, para fazer uma análise do sorriso de forma completa e tratar de forma estética.

Ortodonticamente, você pode mover os dentes para onde o ortodontista quiser, mas se você fizer muitas modificações, isso vai se refletir no movimento muscular.

Botox também pode ser utilizado em pacientes com dentaduras (prótese) novas, especialmente em pacientes que tenham sido desdentados por um longo tempo e têm próteses antigas. As próteses que você faz para os pacientes podem se encaixar perfeitamente, mas com fortes contrações musculares irregulares que torna difícil se acostumar com as próteses na boca.

bo-4

Conforme as pessoas envelhecem, os cantos da boca começam a virar para baixo. Botox pode ser colocado nos músculos depressores do ângulo da boca bilateralmente para relaxar os músculos que, por sua vez, elevam os cantos da boca.