Esporte

4 Dicas para você ser seu próprio Personal Trainer

Por Redação Doutíssima 04/11/2013

Os técnicos esportivos, também chamados de personal trainers estão na moda desde que nós entramos no terceiro milênio. E não é à toa! Nós trabalhamos muito, viajamos muito, mas temos cada vez menos atividades físicas regulares. Ser treinado por um profissional do esporte, nos permite de manter a motivação e melhor alcançar os objetivos.

Alguns escolhem este caminho, mas outros acham que ela é muito cara e realizam a atividade física por si só. Nesse caso, o auto-treinamento pode ser de grande ajuda.

Descubra agora como ser seu próprio Personal Trainer e em que isso pode ser útil.

315-espelho-use-com-moderacao

Atenção: o auto-treinamento pode ser útil para que você possa se organizar mais facilmente. Porém, alguns movimentos e gestos técnicos de esporte ou de musculação não devem ser feitos sem o acompanhamento de um profissional.

 

1) Planejamento de sessões de esporte

Esse é o ponto fundamental de qualquer programa para ficar em forma, para conquistar o preparo físico ou para o treinamento pessoal: planeje as sessões!

Quando você tem alguém para orientá-lo, ele vai planejar tudo por você. Mas se você escolhe fazer isso sozinho, dificilmente vai encontrar disciplina se não se organizar.

Planejar as sessões vai dar um grande impulso e você verá os resultados. Portanto, decida seus horários de treino para a semana seguinte, no mais tardar, domingo à noite.

Isso permite fazer uma boa repartição das sessões de esporte (geralmente 2 a 3 vezes por semana), obrigando a respeitar o que foi previsto. Porém, se nada é previsto antecipadamente, você terá uma tendência a anular seus treinos mais facilmente.

 

2) Elabore o conteúdo da sessão de esporte antes de começar

Pense na sua sessão antes de começá-la. Ou seja, você deve saber o que fazer para se aquecer, quais exercícios repetir e quantas vezes. Tudo isso, é melhor saber antes: elabore seu plano de exercícios, pergunte a profissionais, pesquise na internet. Mas tome cuidado! Desconfie de alguns artigos de jornais ou de vídeos na internet: é possível encontrar de tudo, dicas boas e menos boas.

 

3) Tome notas

É simples e pode parecer inútil, mas escreva rapidamente, com notas curtas, o que você faz durante as sessões. Isso vai servir de base para as próximas vezes. É importante anotar para acompanhar sua evolução.

 

4) Avaliar sua sessão de esporte e fixar seus objetivos para a etapa seguinte

Anotando o conteúdo da sua sessão e então avaliando a forma como você se sentiu vai, gradualmente, se tornar um processo automático. Você conhecerá o seu nível e saberá como progredir.

Simplificando, se você sentir que foi muito fácil, fixe objetivos um pouco mais elevados para a próxima vez. Mas se o treino foi muito duro, não tenha vergonha de diminuir a dificuldade.

Para progredir da melhor maneira, você tem que trabalhar dentro do seu nível. É uma dosagem sutil que permite uma adaptação progressiva do corpo.

Ainda não leu?

4 Exercícios para engrossar pernas e coxas

Saiba como Fernanda Souza faz para manter a barriga sequinha e definida

Caminhar reduz risco de câncer de mama

Pilates Aéreo – A sensação do momento

Você conhece os aplicativos de dieta para celular?