Nutrição

8 Produtos que na verdade têm ingredientes de origem animal e você nem desconfia

Por Redação Doutíssima 04/11/2013

Se você é vegano ou faz parte do time que deseja evitar o consumo produtos de origem animal, sua preocupação deve ir além das letrinhas pequenas das embalagens de alimentos.

Produtos simples, que vão desde sacolas de plástico até pneus de bicicleta, têm na composição algum produto de origem animal. Foi o que constatou a OFAC (Conselho de Pecuária de Ontário, no Canadá) após uma pesquisa sobre o assunto. Segundo o Conselho, dos animais presentes na alimentação humana, 45% é utilizado para fabricar artigos não-comestíveis.

Confira agora os 8 produtos que na verdade têm ingredientes de origem animal e você nem desconfia!

 

1) Cola de madeira para instrumentos musicais

viol

A cola é feita com ossos e tecido conjuntivo cozidos e é considerada o melhor adesivo para fixar violinos, pianos e outros instrumentos musicais de madeira. Ela também é utilizada por carpinteiros para colar mesas, portas, armários. Para evitar esse tipo de cola animal, cientistas criaram a cola sintética, mas, para saber qual foi a escolha para finalizar o produto, só perguntando ao fabricante.

 

2) Sacolas Plásticas

Muitos tipos de plástico contém um ingrediente que diminui o efeito estático que o material pode causar: gordura animal. É o caso das sacolinhas de supermercado. Fique atento e leve sempre sua ecobag quando for às compras.

 

3) Pneus

Para conservar a forma do pneu sob atrito intenso, os fabricantes utilizam o ácido esteárico presente na gordura animal. Porém já existem muitas empresas que utilizam a versão vegetal desse ácido. Segundo lista do fórum de Malhação Vegana (em inglês), a Michelin é animal-free.

 

4) Fogos de artifício

fireworks-fogos-de-artificio

Eles são perigosos por inúmeros motivos. Os fogos de artifício contém ácido esteárico na sua fórmula e, além disso, fazem mal para o meio ambiente, pois a fumaça polui o ar e carrega metais tóxicos, que contaminam o solo e a água.

 

5) Biocombustível

Você que pensa que só existe biocombustível feito à base de álcool de cana de açúcar ou de óleo de mamona, se engana. Ele também pode ser feito com gordura de carne de boi e de frango.

 

6) Amaciante de roupas

como-utilizar-amaciante-roupas-600x360

Ele contém dihydrogenated tallow dimethyl ammonium chloride em sua fórmula. Esse derivado da amônia vem das ovelhas, cavalos e vacas.

 

7) Shampoo e condicionador

Esses produtos contam com mais de 20 ingredientes vindos de animais. O “Pantenol”, os “aminoácidos” e a “vitamina B”, por exemplo, podem ter origem animal ou vegetal. Porém, se você quer ter certeza do conteúdo do produto que está utilizando, a maneira mais segura é procurar as marcas veganas.

 

8) Creme dental

A glicerina, também presente no shampoo e condicionador, pode ter origem animal e vegetal. As marcas livres de ingredientes animais na composição são a Contente, Condor, Welleda e Natura.

 

9) Açúcar branco e mascavo

Açúcar-mascavo-ou-refinado-2

Algumas marcas utilizam cinzas purificadas feitas com ossos no refinamento do açúcar. O mesmo processo pode ser feito com carbono granulado ou um sistema de troca de íons. Mas, na dúvida, prefira o açúcar cristal orgânico.