Guia dos Dentes

A importância de raspar a língua diariamente

Por Redação Doutíssima 04/11/2013

raspar-5

Limpar a língua é obrigatório durante a higiene bucal diária. Muitas das bactérias que causam a placa bacteriana, mau hálito e outros problemas na boca, ficam sobre a nossa língua e se não forem removidas vão gerar problemas. De um tempo para cá as ferramentas de limpeza de língua tem se desenvolvido muito e apresentado muito mais conforto para o paciente na hora de raspar a língua.

raspar-6

Você pode remover essas sujeiras que ficam sobre a língua das mais diversas maneiras como:

– Raspar com as cerdas da escova ou algumas escovas que vêm com um raspador na parte de trás das cerdas. Se faz a escovação da parte de cima da língua até a sua ponta, repetido o movimento em torno de 10 vezes.

– Raspar com raspadores linguais dos mais variados. Alguns são realmente confortáveis para o uso. O importante é evitar problemas como ânsia de vômito quando se limpa a língua.

– Raspar com raspadores linguais ultrassônicos que facilitam bastante a limpeza mas são um pouco mais caros.

raspar-2

Uma língua saudável tem uma coloração rosada ou levemente avermelhada, enquanto que uma língua que não foi bem higienizada tem uma película branca ou misturada aos mais variados tons como o castanho claro e isso muda de acordo com o que o paciente se alimenta.

Uma escova dental ajuda a limpar parcialmente a língua, mas também pode distribuir bactérias provenientes dos dentes na língua. Use um raspador de língua, uma vez por dia para ajudar a combater o mau hálito e bactérias.

Apesar da recente preocupação aqui no Brasil, a limpeza da língua não é uma prática nova. Falando um pouco de história, “há muito tempo nós conhecemos os termos “placa” e “halitose”. Pessoas no Egito antigo, China e Índia limpavam as suas línguas. A ideia da limpeza da língua é simples: a maioria das bactérias orais que causam o mau hálito, habita na língua. Mais especificamente, elas se acumulam principalmente dentro das papilas filiformes e no fundo da língua, formando a saburra lingual.

raspar-3

A saburra lingual (placa esbranquiçada que recobre a superfície da língua) consiste de restos alimentares, células descamadas da mucosa bucal e bactérias, que se alimentam das proteínas presentes nessas células. Nesse processo ocorre a liberação de enxofre, em forma de Compostos Sulfurados Voláteis que causam um hálito muito forte.”

raspar-4

Limpe diariamente sua língua, seus dentes, bochechas e tudo que estiver dentro da boca. Remova todas as sujeiras que se acumulam ao longo do dia e reserve uma escovação do dia para ser acompanhada pelo fio dental, antisséptico bucal e limpadores de língua.