Amamentação > Dieta > Exercícios > Gestante

Mito ou Verdade: Amamentar ajuda a perder peso após o parto

Por Redação Doutíssima 04/11/2013

Aqui está uma razão suplementar para escolher a amamentação: Amamentar ajuda a perder peso após o parto.

amamentar

Não faltam boas razões para amamentar seu bebê

O leite materno é insubstituível para o bom desenvolvimento do bebê. Ele é rico em anticorpos que protegem o recém-nascido do risco de infecções; em proteínas que auxiliam no crescimento e em glucídios, ômega 3 e minerais que contribuem para o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso.
Ou seja, o leite materno favoriza o desenvolvimento intelectual do bebê e reduz o risco de obesidade infantil.

Existe outra vantagem da amamentação que é pouco falada: a perda de peso da mãe depois da gravidez. Muitas mulheres sofrem para recuperar o peso original após o parto. Na verdade, se livrar dos quilinhos acumulados durante toda a gravidez não é tarefa fácil. Porém, escolher amamentar o seu bebê pode contribuir.

Não podemos esquecer que uma parte das gorduras acumuladas naturalmente durante a gravidez têm por objetivo justamente servir à fabricação do leite materno. Portanto, não é nada surpreendente que as mulheres que amamentam recuperem mais facilmente o peso original em comparação com mulheres que não amamentam. Geralmente, entre 6 meses e um ano depois do parto, as mulheres que amamentam perdem mais peso.

Essa vantagem da amamentação se manifesta sob a condição de não comer por dois, sob pretexto de alimentar a si mesma e ao bebê. Como durante toda a gravidez, durante a amamentação, o metabolismo da mãe se adapta a fim de que a dieta seja o suficiente para a mãe e para o filho. Ou seja, não é uma questão de matemática: inútil de comer muito, porém é extremamente importante comer melhor. Esta facilidade em perder peso depois da gravidez é ainda mais favorizada se retomar uma atividade física regular, como caminhada ou natação. Este é um aspecto que não deve ser menosprezado.

 

É proibido fazer uma dieta durante a amamentação?

Certamente, toda restrição calórica drástica pode causar uma redução da produção do leite e ter um impacto negativo sobre a duração da amamentação e, consequentemente, sobre o crescimento do bebê.

No entanto, a amamentação agradece se você optar por uma dieta saudável e equilibrada.

Comer o que for preciso, sem restringir em excesso (nunca menos de 1800 calorias por dia) e sem eliminar grupos de alimentos. Segundo alguns estudos, a perda de peso de uma mulher que amamenta não tem efeito sobre o peso da criança, desde que o programa alimentar seja equilibrado e a perda de peso moderada: não mais de 2kg por mês.

 

Conselhos:

  • Não procure perder mais de 2kg por mês.
  • Espere de dois a três meses após o parto para que o organismo tenha se recuperado da gravidez.
  • Evite as dietas malucas.
  • Procure a ajuda de um nutricionista.
  • Pratique uma atividade física pelo menos duas vezes por semana.