Gestante

Ser mãe atrapalha seu sucesso profissional?

Por Redação Doutíssima 04/11/2013

Uma pergunta difícil que toda mulher se faz em certo momento da vida: ter filhos ou adiar um pouco para poder subir mais na carreira profissional? Na verdade esse questionamento pode ser questionado. A gravidez e a maternidade atrapalham o sucesso profissional? Gerar filhos e família causam barreiras para a mulher ser bem sucedida no trabalho? Veja o que descobrimos para te ajudar a resolver essas incógnitas.

shutterstock_124486135_re

 

Não faz muito tempo que todas as mulheres com sucesso profissional adiavam o sonho da maternidade para poder se dedicar ao trabalho. A intenção era chegar o mais longe possível para ter filhos já com uma estabilidade na carreira. Deste modo existiu a geração de mães pós 40 anos de idade e muito do assunto sobre maternidade e fertilidade após os 40 anos foram abordados mais frequentemente na nossa sociedade.

As coisas mudaram um pouco com o passar do tempo. Hoje, escuta-se muito mulheres jovens que procuram ter filhos antes de começar a carreira com tudo. Essa geração de jovens mães, no começo de seus 20 anos, pode ser uma mescla da influencia negativa do medo da fertilidade após os 40 aliado ao receio de terem que deixar um bom cargo no trabalho para realizarem o sonho de ser mãe.

A verdade é que não há regras e não devemos planejar baseadas em nenhumas dessas teorias como as mais corretas ou com maior probabilidade de acerto. Cada mulher deve estar atenta às oportunidades que aparecem tanto no trabalho quanto no relacionamento e na família. O medo de anunciar uma gravidez no trabalho e perder promoções ou mesmo o emprego após o nascimento do bebê ainda faz com que muitas mulheres se dividam. Mas a sociedade brasileira atualmente mostra que isso não deve mais ser temido. As empresas garantem que o mais importante é a competência do empregado para o cargo. Existem inúmeros casos me funcionárias que são aguardadas pela empresa para receber contratos permanentes e mesmo promoções após a licença maternidade.

O mais importante é estar decidida do que realmente é fundamental para você. O que te trará plenitude, ser mãe ou diretora da empresa? Você não precisa abrir mão de nenhuma das duas coisas, apenas busque o momento certo para tudo. Veja essas perguntinhas para você fazer a si mesma e que podem ajudar a tomar a decisão:

1) Tenho estabilidade no meu trabalho? 2) Estou preparada financeiramente? 3) Tenho alguém para dividir a responsabilidade de cuidar de um filho? 4) Meu chefe apoiaria minha decisão?