Nutrição

Top 7 benefícios do chocolate para sua saúde

Por Redação Doutíssima 04/11/2013

Este é o Top 7 dos benefícios do chocolate amargo (com concentração superior à 70% de cacau) para a sua saúde. Confira:

 

CHOCOL~11 . Chocolate emagrece

O chocolate pode não ser uma escolha óbvia de alimento para quem está de dieta, mas pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia (EUA) sugere que comer chocolate com moderação pode realmente auxiliar na manutenção do peso. O estudo testou a teoria de que o chocolate aumentaria o metabolismo, podendo então cancelar as calorias consumidas. Os resultados foram mais além disso, sugerindo que o chocolate também pode ajudá-lo a perder peso. Os adultos que consumiram chocolate com frequência tinham um IMC menor do que aqueles que não comiam.

 

2 . Chocolate auxilia na inteligência

O chocolate amargo é rico em flavonóides, que podem melhorar suas habilidades cognitivas por induzir a criação de novos neurônios no cérebro e melhorar a sua capacidade de formar novas memórias, assim como melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro. Um estudo com mulheres adultas descobriu que, quando consumiam bebidas de chocolate ricas em flavonóides, o fluxo de sangue para o cérebro dos participantes aumentou em duas horas e eles tiveram melhor desempenho em uma tarefa mental complexa.

 

3. Chocolate previne rugas

Investigações tem sugerido que, quando se trata de combater os radicais livres (os principais causadores das rugas), o chocolate pode ser ainda mais saudável do que frutas! Quando testados e comparados com sucos de ” superfrutas “, como mirtilo e romã, o chocolate amargo possui uma quantidade mais elevada de antioxidantes.

 

4. Chocolate retarda o envelhecimento muscular

É chocante, mas cientistas descobriram que pequenas quantidades de chocolate amargo podem melhorar sua saúde de uma forma semelhante ao exercício! Pesquisadores da Wayne State University (EUA) descobriram que um composto vegetal epicatequina encontrada no chocolate estimula a mesma resposta muscular que exercícios vigorosos, o que pode ajudar a retardar o envelhecimento muscular. Não estamos sugerindo que você deve trocar os seus treinos por chocolate, mas com certeza essa é uma boa desculpa para comer uma barrinha de chocolate amargo após os exercícios!

 

5. Chocolate ajuda a viver mais

Pesquisadores descobriram que pode haver alguma verdade nas alegações de que o chocolate pode ajudar você a viver mais tempo. Grãos de cacau são fontes de antioxidantes que estudos descobriram poder ajudar a combater doenças e reduzir o risco de doença cardíaca – a maior causa de morte no mundo ocidental.

 

6. Chocolate faz você feliz

O chocolate é conhecido por ter propriedades que aumentam as substâncias reguladoras do humor. A revista científica americana Nutritional Neuroscience sugeriu que o alimento pode até mesmo ajudar a reduzir os sintomas da depressão. O chocolate amargo não apenas contêm altos índices de magnésio, que pode auxiliar no relaxamento, mas contém anandamida, um neurotransmissor que pode ajudar a regular o humor, e feniletilamina, que aumenta os níveis de endorfina no corpo.

 

7. Chocolate dá energia

Ele é rico em energia, aumentando a teobromina (um estimulante encontrado em muitas bebidas energéticas populares) e a cafeína. Além disso, o chocolate é uma grande fonte de magnésio e o crómio , que desempenham um papel importante na produção de energia. Coma alguns quadrados de chocolate no período da tarde ou antes de um treino para ajudar a ficar energizada por mais tempo.