Guia dos Dentes

Cefaléia causada por problemas na boca

Por Redação Doutíssima 05/11/2013

cef-3

São diversos os causadores da famosa dor de cabeça, mas para a maioria deles, basta tomar um bom analgésico que a dor desaparece e nunca mais volta. Nos casos que a dor passa com o analgésico e volta toda vez que o remédio perde o efeito, algo mais perigoso está acontecendo. Temos que entender que não basta tratar somente a consequência que é a dor de cabeça, precisamos descobrir o que está causando e remover o causador e só assim, o tratamento será tido como completo. Sem a remoção do agente causador da cefaléia, você estará presa a usar analgésicos por muito tempo.

cef-4

O que pode acontecer na boca e que pode causar cefaléia?

– Dente do siso ou juízo ou terceiro molar permanente nascendo. Ele normalmente provoca uma série de problemas desde inflamando de forma local, passando por dores locais e chegando a dores difusas e que incomodam bastante.

– Problemas de maloclusão (dentes fora do lugar correto, provocando sobrecarga do sistema mastigatório e com isso, problemas dos mais variados possíveis).

– Inflamações bucais em vários estágios.

– Dentes com necessidade de tratamento de canal que normalmente são causadores de dores fortes e agudas, podendo apresentar fístulas e abscessos.

– Problemas de DTM ( na articulação que move a mandíbula).

– Problemas como atrição, bruxismo, apertamento ou hábitos deletérios como roer unhas.

cef-1

Em todos esses casos, o acompanhamento por um profissional da área da odontologia vai fazer o tratamento completo e resolver definitivamente a dor de cabeça. O dentista vai avaliar as mais diversas possibilidades e decidir o tratamento adequado. Em casos que o problema não está relacionado com a odontologia, o dentista vai encaminhar o paciente para exames médicos e o paciente completará seus exames e será acompanhado por um médico.

É importante ressaltar que a boca é o início de um sistema muito amplo que engloba diversos órgãos e se a parte inicial não estiver executando bem a sua função, todo o resto vai entrar em colapso e provocar problemas generalizados.

cef-2

Visite regularmente seu dentista, tenha hábitos saudáveis, e você terá uma vida livre de dores de cabeça, mas se as dores persistirem, volte ao dentista que ele saberá lhe encaminhar para o profissional necessário, como falei anteriormente. Atualmente, muitos casos estão associados ao estresse do cotidiano do paciente que provoca efeitos no organismo. Um tratamento muito comum está sendo o de pacientes que estão rangendo os dentes e precisam utilizar uma placa miorrelaxante, principalmente para dormir.