Clínica Geral

Mito ou verdade: os testículos têm receptores gustativos

Por Redação Doutíssima 05/11/2013

Se é possível tocar com os olhos e olhar com as mãos, seria inevitável que, um belo dia, alguém pensasse que também seria possível degustar com outra parte do corpo além da boca. Como, por exemplo, com os testículos. Por que não?

r-MEN-BOXERS-FOOD-large570

Isso mesmo, sentir gosto com os testículos! Em um estudo que acaba de ser publicado na revista científica Proceedings Of The National Academy of Sciences, cientistas afirmaram veementemente – por mais inacreditável que isso possa parecer – que os testículos têm receptores gustativos, como os que encontramos mais comumente sobre a língua.

Para aqueles que já estão se imaginando degustar as comidas preferidas com um prato entre as pernas, muita calma nessa hora! A presença desses receptores – que são compostos de proteínas – nos órgãos genitais masculinos, não garante muita coisa quando o assunto é sentir o gosto. Estes receptores têm a particularidade de não poder detectar uma grade de gostos muito ampla e diversificada. Eles são sensíveis apenas aos doces (como a sacarose, por exemplo) e ao umami (um dos cinco gostos básicos junto com doce, azedo, amargo e salgado, tal como glutamato).

 

Os receptores gustativos são ligados à fertilidade

Descoberta por engano, a presença desses tais receptores nos órgãos genitais masculinos é surpreendente, mas não é única. Os pesquisadores descobriram, durante esse estudo, que os mesmos receptores estão presentes no estômago, no pâncreas e no ânus.

Antes de se imaginar introduzindo não se sabe o que e não se sabe onde para tentar degustar o que quer que seja com a ajuda dessas zonas, saiba que essas regiões podem desempenhar um papel importante na reprodução, portanto, nada de fazer experimentos que podem danificar estes tão importantes receptores.

É o que explica o artigo publicado na revista científica: quando os receptores gustativos descobertos nos ratos foram inibidos, se tornou impossível para os roedores de procriarem. Por quê? Até agora os autores do estudo não encontraram uma resposta para isso.

Robert Margolskee, diretor do Monell Chemical Senses Center, estima que agora deve-se identificar os caminhos e mecanismos dos testículos que utilizam esses receptores gustativos para poder compreender como a sua disparição leva à infertilidade.

Esperando até que os cientistas acendam todas as luzes sobre esta descoberta, é aconselhado conservar as boas maneiras à mesa na hora das refeições. Portanto, que todo mundo mantenha suas calças e ninguém coloca os cotovelos sobre a mesa até que toda essa salada de informações seja bem explicadinha.