Saúde Mental

Saiba o que é “simplicidade voluntária”

Por Rafaela Monteiro 05/11/2013

?????????????????????

No contexto da sociedade de hoje, diante de tantas angústias que vivemos, tantas doenças psíquicas, tanto apelo ao prazer e a felicidade plena, ao consumismo e a uma cultura que demanda uma satisfação constante e inalcançável, me peguei vendo uma entrevista que falava sobre simplicidade voluntária.

 

E o que é isso?

Uma definição tirada da internet diz:

“Vida simples ou simplicidade voluntária é um estilo de vida no qual os indivíduos conscientemente escolhem minimizar a preocupação com o “quanto mais melhor”, em termos de riqueza e consumo. Seus adeptos escolhem uma vida simples por diferentes razões que podem estar ligadas a espiritualidade, saúde, qualidade de vida e do tempo passado com a família e amigos. Redução do stress, preservação do meio ambiente, justiça social ou anti-consumismo, enquanto outros escolhem viver mais simplesmente por preferência pessoal ou por razões econômicas – embora a vida simples seja essencialmente uma escolha e nada tenha a ver com “pobreza forçada”.

Duane Elgin, escreveu o livro “Simplicidade Voluntária”. Ele afirma que esse estilo de vida tem a ver com um esforço feito de forma consciente para descobrir o que realmente é importante e abrir mão do que é supérfluo, afirmando também que “a pobreza é involuntária e debilitante, a simplicidade é voluntária e mobilizadora”.

simplicidade_voluntaria-580x213

Redução de consumo

Algumas pessoas que praticam a simplicidade voluntária, buscam reduzir de forma consciente suas necessidades de comprar serviços e bens, reduzindo também a necessidade de vender o seu tempo por dinheiro, se afastando a ideia de trabalhar cada vez mais para ter cada vez mais dinheiro e com isso poder gastar mais ainda. Alguns usam suas horas extras para ajudar seus familiares ou a sociedade, se voluntariando para alguma atividade. Outros podem também utilizar o tempo para melhorar a própria qualidade de vida, fazendo atividades criativas como arte ou artesanato e outros.

Outro objetivo é pensar na verdadeira razão de toda a problemática do porque nós compramos e consumimos tantos recursos para ter uma certa qualidade de vida.

 

Sustentabilidade

Uma das preocupações de quem escolhe o estilo de vida simples é o meio ambiente e um modo de vida, de certa forma, sustentável. O estilo de vida consumista afeta o mundo e nossa maneira de viver e se relacionar, assim, quem vive de forma simples procura estar atento, revendo e refletindo sobre a real necessidade do nosso consumo e da quantidade de recursos que são utilizados para manter esse ciclo consumista. Opta por bens “amigos da natureza”, e também, sempre que possível, procura compartilhar bens pouco usados com vizinhos e amigos.

Um estilo de vida e tanto! Que vai contra a massa do consumo que nos invade diariamente.