Receitas

Saiba qual é o melhor chá para a saúde

Por Redação Doutíssima 05/11/2013

chVocê sabia que o chá é a bebida mais consumida do mundo depois da água? E isso é ótimo, visto que o chá verde foi classificado entre os alimentos capazes de combater o câncer. As folhas utilizadas para fazer o chá verde e o chá preto provêm da mesma planta, a Camellia sinensis, mas o chá verde não é submetido ao processo de fermentação, o que ocorre com o chá preto, o que faz com que o verde seja considerado o melhor chá para a saúde. Conhecido por suas propriedades medicinais, o chá é consumido regularmente na Ásia desde tempos imemoriais.

O chá verde é, hoje, o mais interessante dos chás. Ele é composto por um complexo de moléculas que determinam não apenas o seu gosto, mas também o seu potencial terapêutico. As propriedades antioxidantes do chá verde vieram a ser conhecidas graças à descoberta da presença se muitos polifenóis. Os chás preto e verde são ricos nessa substância, porém no chá verde as chamadas “catequinas” são mais abundantes e constituem cerca de um terço do seu peso. As diferentes catequinas desempenham um papel vital na prevenção do câncer, mas é principalmente o EGCG (do inglês: Epigallocatechin gallate, uma espécie de catequina) que é o composto mais ativo contra a doença. O chá verde japonês e o chá verde Matcha são particularmente ricos em catequinas.

Mas os benefícios do chá verde são numerosos: ele ajuda a controlar o colesterol, contribui para a prevenção de doenças ordem cardiovascular, ajuda a manter um peso saudável ou a perder peso, ajuda na concentração, estimula o organismo, protege o corpo contra os efeitos dos radicais livres e tem acção anti-inflamatória.

cha-verdePara fazer um bom chá verde, deve-se fazer uma infusão de folhas por cerca de dez minutos para permitir que as catequinas se liberem na água. O consumo de três xícaras de chá verde por dia é o ideal, desde que isso não afete a quantidade de ferro que você possui no sangue. Neste caso específico, é melhor consumir o chá fora dos horários das refeições.

Consuma, de preferência, chás verdes em folhas de boa qualidade e evite os chás em saché sem procedência. Considere o uso do chá verde Matcha, o chá utlizado na cerimônia do chá japonês, que se apresentar em forma de pó a dissolver na água. O chá verde Matcha pode também ser utilizado como ingrediente na cozinha, para complementar pratos doces ou salgados. Antes de escolher seu chá, saiba que os chás verdes japoneses são geralmente mais ricos em EGCG que os famosos chás verdes chineses, por exemplo.