Primeiros Socorros

7 Mitos sobre os primeiros socorros que você não sabia

Por Redação Doutíssima 06/11/2013

Em situações de emergência, as pessoas têm as reações mais diversas. E você, como você reage diante de uma situação em que alguém sofreu um acidente e demanda cuidados? Você é do tipo que entra em pânico ou põe rapidamente em prática os ensinamentos sobre primeiros socorros que os bombeiros deram em uma palestra na época da escola? Ao contrário do que muita gente pode pensar, às vezes o melhor a se fazer é entrar em pânico mesmo e esquecer a velha lenda que diz que “de médico e louco, todo mundo tem um pouco”! Às vezes a intenção é boa, mas a informação foi deturpada com tantas crenças que as pessoas difundem por aí. Por isso, é muito importante se informar antes de pôr em risco a vida de alguém.

Sabendo disso, o Doutíssima separou uma lista dos 7 mitos sobre os primeiros socorros que podem ajudar a destruir algumas das receitas nas quais você acreditava cegamente, mas que na verdade não passavam de crenças populares. Confira!

carne

1) Remover ferrão de abelha

Quem nunca ouviu que, em caso de picada de abelha, deve-se remover o ferrão? Esta parte é verdade. O problema está no complemento dessa receita: a lenda diz que tem que raspar também um pouco da pele atingida usando uma lâmina ou um cartão de crédito. Isso é uma grande mentira!

 

2) Sugar picada de cobra

Se você ou alguém próximo foi picado por uma cobra, não siga os conselhos da bruxinha da novela que sugou a ferida do mocinho. Ao contrário do que muita gente pensa, o veneno não fica ali parado esperando que alguém o retire. As substâncias logo são absorvidas pelo seu corpo. Se você vivenciar essa experiência triste, procure um médico imediatamente.

 

3) Queimadura de água-viva

Você está na praia e a vida é bela, até que… Algo encosta em você e queima, dói, arde. De repente você se lembra que alguém te disse uma vez que viu na televisão que urinar sobre uma queimadura de água-viva pode te salvar. Mas atenção, pois a urina nem sempre funciona. O ideal é passar vinagre sobre a região atingida.

 

4) Convulsão

Nessas situações, muita gente acaba caindo na armadilha das lendas urbanas e colocando algo na boca de alguém convulsionando, porém isso pode fazer com que a pessoa morda a própria língua ou que tenha as entradas e saídas de ar bloqueadas. O melhor a fazer é posicionar a vítima de forma que ela fique deitada de lado até a chegada dos médicos.

 

5) Sangramento do nariz

A crença diz que quando o nariz sangre, tem que virar a cabeça para trás. Certo ou errado? Errado! Isso faz com que você engula sangue e, como esse não é o seu cardápio favorito, é bem capaz que você tenha náuseas e venha a vomitar, o que pioraria a condição do seu nariz. Para esse tipo de situação, o ideal é ficar em pé ou sentado e manter a cabeça ligeiramente inclinada para frente enquanto você aperta seu nariz com os dedos indicador e polegar durante 15 minutos.

 

6) Ferimento no rosto

Essa é a melhor das lendas quando o assunto é primeiros socorros: se alguém levou um soco no rosto, ele será imediatamente atendido pelo aspirante a médico mais próximo que aprendeu com os filmes que o melhor a se fazer é colocar um filé de carne crua sobre o ferimento. Porém isso pode contaminar gravemente o machucado. Um pouco de gelo já resolveria o problema.

 

7) Hiperventilação

Mais uma para a lista das bizarrices dos primeiros socorros cinematográficos. Diferente do que você viu nos filmes, para retomar um ritmo de respiração rápido, o melhor a fazer não é respirar em um saco de papel. Corra, pule, dance, mas nunca faça isso. É extremamente perigoso.