Nutrição

Ciência afirma que manteiga de amendoim faz bem aos seios. Acredita?

Por Redação Doutíssima 06/11/2013

Recentemente, cientistas começaram a dar atenção ao efeito positivo que a manteiga de amendoim poderia ter sobre a saúde e os resultados foram surpreendentes: eles afirmam que a manteiga de amendoim faz bem aos seios. Confira!

manteiga de amendoim

Os franceses não comem muita manteiga de amendoim. Os brasileiros também não são os maiores consumidores do produto. Porém, nos Estados Unidos, todo mundo come, ou quase, quer dizer, em torno de 90% da população, segundo as estatísticas. A manteiga que promete prevenir os riscos de doenças nos seios é a queridinha do café da manhã norte-americano e, talvez, o resto do mundo também deveria aderir a ela.

O grande responsável por fazer com que esse estudo viesse à luz, foi a descoberta do efeito que a manteiga poderia ter sobre o corpo feminino. Publicado há pouco tempo na revista “Breast Cancer Research and Treatment”, este estudo mostrou que as meninas que comem regularmente a manteiga de amendoim teriam menos chances de desenvolver uma doença benigna da mama na vida adulta.

A revista Huffington Post US relatou que os pesquisadores, da escola de medicina de Washington, do Instituto Dana-Farber Cancer e da escola de medicina de Harvard, teriam encontrado uma associação entre esses dois fatos: comer manteiga previne doenças mamárias. Mais de 9000 meninas de 9 a 15 anos foram recrutadas em 1996 para tornar possível a pesquisa e chegar a esses resultados. Em 2005, eles tinham entre 18 e 30 anos. Entre as mulheres estudadas, 112 desenvolveram uma doença.

Segundo os cientistas, se comermos a manteiga de amendoim duas vezes por semana durante a infância e a adolescência, teremos 39% menos riscos de desenvolver uma doença, mesmo se há na família um caso de uma mulher que tenha sido afetada pelo câncer de mama, por exemplo.

Em todo caso, é importante manter-se alerta, pois a pesquisa trata da correlação entre a manteiga de amendoim e as doenças de mama não-cancerosas. Porém, não houve nenhum aspecto da pesquisa que se relacionasse com os tumores malígnos ou o câncer de mama em si. Este estudo não significa também que a manteiga de amendoim garante a imunidade contra as doenças que podem afetar a mama.

Todos os tumores nos seios não são necessariamente malígnos. Às vezes, eles não passam de bolhas de gorduras, de cistos ou de formações tumorais que, apesar de serem dolorosas e frequentes, não colocam a vida do paciente em risco.

Depois deste estudo, nos restam três coisas a fazer: consultar regularmente o médico, fazer exames (e mesmo o auto-exame) sempre que possível e agradar o estômago com a manteiga de amendoim.