Relacionamento

Egoísmo: o que fazer com ele?

Por Rafaela Monteiro 06/11/2013

individualismo

Pensando sobre o egoísmo podemos chegar a várias perguntas, muitas com respostas outras talvez não. O fato é que nosso sistema e sociedade, de certa forma, nos ensinam a agir de forma individual e muitas vezes egoísta.

O que no leva muitas das vezes a construir nossa vida e nossas relações dessa forma. Sem nos darmos conta. Ou sem nos responsabilizarmos por nossas atitudes egocêntricas e na maioria das vezes assim naturalizadas.

Falando de responsabilidade, de nos responsabilizarmos, sempre lembro da famosa frase de Jean-Paul Sartre que diz:

“Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você.” 

 

A aplicação da frase, junto ao conceito de egoísmo e de individualidade (que estou relacionando nesse momento), pode se dar no sentido de pensarmos o que vamos fazer com nossa vida,  nossas escolhas e nossos relacionamentos. Como vou me relacionar com os outros iguais ao meu redor? Vou viver agindo em prol de mim mesmo ou vou procurar pensar no outro? E como pensar no outro? Como essa concepção egocêntrica e individual de vida me atravessa e como afeta minhas relações e  forma de estar no mundo? Como eu lido com ela no meu dia a dia?

 

egoismo

 

 

Vários estudiosos em psicologia e sociologia afirmam que somos seres relacionais e que nos alimentamos através de nossas relações. Alguns afirmam que não é saudável viver sem se relacionar, sem o “alimento” que as relações podem nos trazer.

Isso pode ser um pouco paradoxal diante do individualismo exacerbado que vivemos hoje. Cada um por si, essa é a regra. Parece que somos treinados para isso e nem percebemos, agimos assim e nem nos damos conta. Possível… Autores afirmam que esse pode ser o motivo da sociedade estar cada vez mais doente.

Isolamento. Egoísmo. Individualidade. Estamos cada vez mais isolados, somente pensando em nós mesmos e, com isso, com mais dificuldade de estabelecer relações saudáveis, já que penso e vivo só pra mim. Difícil me relacionar assim já que relacionamento requer dividir, renunciar, ceder, compartilhar. O oposto do que a cultura do individualismo prega. Relacionamento requer disposição para enxergar possibilidades diferentes da nossa. Maneiras diferentes de viver e de pensar. Formas diferentes de estar no mundo. É ver o outro. Enxergá-lo. É compartilhar. Dividir. Algo muito distante do que o egoísmo quer dizer, algo que rema na direção contrária do que é individual.