Filhos

Saiba como funciona o sono dos bebês

Por Redação Doutíssima 06/11/2013

bebe-dormindo1Os estágios do sono

 

Os bebês passam por muitas fases diferentes durante o sono, assim como os adultos. Da sonolência ao sono leve, até os sonhos e sono profundo. E vice-versa : Sonhos em sono leve até sonolência, e assim por diante. A fase dos sonhos é também chamado de sono REM. Os adultos e crianças têm uma média de 5 ciclos de sono por noite.

 

O sono REM

 

Esses estágios do sono são visíveis no bebê antes dele chegar ao mundo. O bebê começa a sonhar durante o sexto ou sétimo mês de gravidez, aproximadamente. Você pode facilmente distinguir um sono cheio de sonhos de um sono tranquilo e sem sonhos em seu bebê. Quando ele sonha, seus olhos se movem sob as pálpebras em todas as direções, mas o resto do corpo está imóvel, exceto por alguns soluços ocasionais e sua respiração irregular.

 

Sono tranquilo

 

Na fase de sono tranquilo, sem sonhos, seu bebê está respirando profundamente e regularmente. Ele pode até mesmo dar um suspiro. Ele fica praticamente imóvel, e às vezes pode fazer um som de sucção com a boca. Estes pequenos movimentos bruscos do corpo são conhecidos como explosões hipnagógicas e são completamente normais. Eles ocorrem em crianças mais velhas e adultos também, muitas vezes, apenas quando caímos no sono. Esta fase de sono tranquilo aparece irregularmente no recém-nascido em vez de ser regular, como em crianças ou adultos. Durante os primeiros meses de sua vida, esta fase irá tornar-se mais consistente e os sobressaltos vão desaparecer.

 

Por que sonhar é tão importante?

 

Seu bebê acorda naturalmente entre cada ciclo de sono, provavelmente cinco vezes por noite . É raro que uma mudança de ciclo e o despertar do bebê coincidam com as da mãe. Você pode ter caído em um sono profundo ou estar sonhando quando ele acordar. Acordar dessa maneira é muito desagradável, ao contrário de um despertar suave e natural entre cada ciclo. Ele pode nos deixar desorientado e ” fora da base ” durante todo o dia seguinte, especialmente quando você acorda no meio de um sonho.

 

Como é que a falta de sono nos afeta?

 

A falta de sono pode deixá-lo confuso, desorientado e irritado. As consequências são sentidas no trabalho (se sua licença maternidade terminou), como também em casa. Você pode sentir raiva de seu filho, tornando-o responsável pela sua fadiga. Limites para sua paciência foram largamente ultrapassados, você ficar chateado facilmente. O ambiente em casa pode tornar-se tenso e doloroso.

 

Gerir a falta de sono

 

Estudos têm mostrado que, se você for privado de sono, você vai sonhar mais na primeira oportunidade que você tiver de dormir. De fato, a pesquisa mostrou que, com a privação de sono prolongada, o sujeito acaba tendo alucinações como uma tentativa desesperada de sonhar. Uma boa maneira de combater a falta de sono é aproveitar todas as oportunidades para alcançar o sono ( e os sonhos) durante o dia. Se possível, tire vários cochilos curtos todos os dias.