Guia dos Dentes

Como trocar as borrachinhas do aparelho sozinho

Por Redação Doutíssima 07/11/2013

bor-4

A melhor maneira de troca as borrachinhas do aparelho sozinho é:

“NUNCA TROQUE AS BORRACHINHAS DO APARELHO SOZINHO, SÓ QUEM PODE FAZER ISSO É SEU ORTODONTISTA”

bor-5

Vocês pensaram que eu ia dar dicas sobre como trocar as borrachinhas né. Nada disso, muito pelo contrário. Essa nossa conversa de hoje é para colocar um ponto final nessa história de pacientes mexendo no aparelho sozinho, em casa. Existe uma indústria de trocas de borrachinhas no mercado. É muito fácil comprar as borrachinhas e já peguei pacientes que compraram até mesmo alguns instrumentais que somente o dentista pode usar como o porta elastic.

bor-6

As lojas que vendem material odontológico precisam ter mais rigor na venda desse tipo de material para pessoas que não sejam dentistas e os conselhos regionais precisam melhorar e intensificar as fiscalizações e punições. Teoricamente, é necessário ser dentista e apresentar o CRO ao comprar produtos odontológicos de uso restrito. Mas não é culpa somente das lojas de material odontológico, já temos vários sites Brasileiros e dos mais diversos países que entregam no Brasil e que qualquer um pode comprar até mesmo uma pistola 9mm, imagina umas borrachinhas ou um material odontológico.

bor-3

Mas o grande causador de tudo isso, é o próprio paciente que não se conscientiza que isso é perigoso e extremamente prejudicial à saúde. Se o paciente ouvir o que seu dentista fala e seguir, o tratamento vai ser tranquilo e muito bem finalizado sem efeitos colaterais consideráveis.

bor-1

Alguns ortodontistas tem taxas mais baratas de retorno somente para troca de ligas em casos que o paciente precisa muito da estética e as ligas foram manchadas. Você, como paciente, pode marcar retornos para corrigir qualquer problema que tenha acontecido com algumas borrachinhas do aparelho, ao longo do mês.

bor-2

O importante é escolher bem a cor da liga antes de ir ao dentista e não mexer ao longo do mês. Quanto menos você tocar no aparelho, melhor vai ser o tratamento. De nada vale um bom ortodontista com uma boa técnica e um ótimo aparelho sem um paciente que faça jus a tudo isso.