Motivação

Conheça “Os marmiteiros de Harvard”

Por Rafaela Monteiro 07/11/2013

Dabbawallas_Bombaim

Grandes empresas e algumas das mais renomadas escolas de negócios elegem um novo fenômeno de eficiência: os entregadores de refeições da Índia. 

A história dos marmiteiros indianos originou incontáveis documentários e casos de estudo, inclusive de Harvard. Uma prova de que sucesso nem sempre está relacionado a altas tecnologias. São 200.000 marmitas entregues em muito pouco tempo e com mínima perspectiva de erro. Os indianos têm como uma missão de servir a Deus o fato de entregar comida a alguém, e fazem disso um ótimo trabalho. De trem e bicicletas, eles se organizam de forma a cumprir com excelência sua missão. Só existem três níveis hierárquicos entre eles e cada funcionário tem autonomia para tomar decisões dentro de seu serviço. Com todo sucesso comprovado há mais de um século, os líderes  tem feito palestras pelo mundo explicando como tudo isso foi alcançado.

 

Entenda como acontece

Em Bombaim, a maior metrópole da Índia, um grupo de 5 000 homens com uniforme e chapéu branco executa todos os dias um serviço de entrega sem igual no mundo. No início da manhã, os dabbawalas (“carregadores de marmitas”, em hindi) retiram cerca de 200. 000 refeições prontas da casa de seus clientes. O destino são milhares de escritórios localizados na área comercial, no lado oposto da cidade. Há um preciso limite de tempo para que o trabalho dos dabbawalas seja finalizado — o horário do almoço desses 200.000 trabalhadores.

Dabbawala2

Durante a coleta nos bairros residenciais, os dabbawalas se valem de bicicletas, carrinhos de mão ou caixas de madeira que comportam até 60 marmitas. Das casas, seguem para as estações de trem, onde outros integrantes dessa rede logística organizam sua distribuição de acordo com o destino das refeições. No desembarque, na área comercial da cidade, um novo grupo se encarrega de entregar em mãos o almoço caseiro nos escritórios. Uma hora depois começa a jornada reversa, e todas as marmitas são devolvidas a seus locais de origem. O lema dos dabbawalas é “Levar comida a alguém é o mesmo que servir a Deus”. E eles realmente encaram com seriedade a missão. Apesar da quantidade de encomendas, da precariedade dos recursos empregados e da confusão de trânsito nas ruas de Bombaim, o serviço tem índice de falhas próximo de zero. Num artigo recente, a revista inglesa The Economist estimou que ocorre um erro a cada 16 milhões de entregas dos dabbawalas. A americana Forbes classificou seu sistema logístico como um dos mais engenhosos do mundo.

Dabbawalas-1 (1)

Com um sistema de cores nas marmitas, possibilitando aos funcionários, em sua maioria semi-analfabetos, identificarem onde o produto tem que ser entregue. É impressionante como tal sucesso é obtido, claro que a cultura e as características do país contribuem para tal, mas tal empreendimento conta somente com um a inexplicável organização humana, sem ajuda de computadores ou qualquer sistema de entrega, uma ordem de logística que funciona muito bem e há muito tempo.

 

 O incrível

Nas melhores empresas para se trabalhar no Brasil, eleitas pela pesquisa anual da revista exame, vemos que a característica de menor hierarquia, mais autonomia e investimento na força jovem que se destaca como talento são fatores cruciais que se fazem presentes. Mas a meu ver, é difícil encontrar nas empresas hoje tal funcionamento sem qualquer ajuda de computadores ou dos mais modernos ater fatos.

É deixado para nós, mundo moderno ocidental, um grande exemplo, de como a força humana unida e com vontade de servir da melhor forma, pode conquistar tamanho sucesso. durante décadas, e crescer cada vez mais, mesmo sem a ajuda da tecnologia. Mostrando como o homem por si só, quando unido,  motivado e empenhado, pode conquistar tamanho empreendimento com tal sucesso.

E como nos dizia Guattari, existem várias formas de ser e existir… e com elas, acrescento eu, incríveis possibilidades.