Sem categoria

Saiba mais sobre o overtraining: a obsessão pelo treino

Por Redação Doutíssima 07/11/2013

Vale tudo para ter o corpo ideal? Muita gente pensa assim, e para alcançar seus objetivos fazem treinos em excesso, as vezes excesso na duração ou na frequência dos treinos, as vezes excesso de carga. Isso caracteriza o chamado “overtraining”, expressão vinda do inglês que significa “excesso de treino”. Ao contrário do que se pensa, é preciso sim um certo tempo para que os exercícios façam efeito e nos ajudem na perda de peso ou na definição da musculatura. Tentar apressar esse processo treinando mais vezes e mais forte não surtirá o efeito desejado, pelo contrário, acarretará em malefícios para a sua saúde.

No Brasil, é verdade que a mídia prega uma cultura de corpos sarados e definidos, mulheres magras e até musculosas. Sobreviver nessa selva pode ser complicado e acaba levando muita gente à se dedicar excessivamente ao corpo, treinando demasiado e recorrendo até mesmo a intervenções cirúrgicas. Dietas, exercícios, tratamentos, tudo isso pode se tornar uma obsessão e o problema é que pode passar dos limites sadios para você mesmo. Confira mais sobre o overtraining à seguir.

 

Whats-the-beef-with-Overtraining-e13469431156721

O overtraining é um estado físico e psicológico que se caracteriza por um treinamento que ultrapassa os limites fisiológicos do corpo, expondo articulações, músculos e todo o sistema hormonal. O começo do overtraining pode se dar através de uma exagerada preocupação com a forma física, o que leva a pessoa a treinar em excesso. Além dos prejuízos graves que isso pode acarretar ao corpo e à saúde, o overtraining pode mesmo se tornar um vício. Uma pessoa é considerada viciada quando a obsessão pelos treinos interfere outras atividades de sua vida cotidiana, como estudos, trabalho e a convivência com os amigos e os familiares.

Ser um maníaco por malhação traz sérias e inúmeras consequências para o organismo. Os danos vão desde lesões musculares simples até alterações hormonais mais elaboradas. A prática de exercícios em excesso gera um estresse grave em todo o organismo e desequilibra o funcionamento do hipotálamo, região do cérebro que regula as atividades metabólicas e a produção de diversos hormônios. O cérebro recebe excessivamente a mensagem de queima de calorias e essa função acaba se desregulando.

Não entre para o grupo de maníacos pelo treino. Tenha cuidado para não exagerar e use sempre o bom senso. Cuide da sua alimentação e se exercite periodicamente, é certo que os resultados vão aparecer. Você não precisa exagerar na dose de treinos para chegar lá!

Ainda não leu?

4 Exercícios para engrossar pernas e coxas

Saiba como Fernanda Souza faz para manter a barriga sequinha e definida

Caminhar reduz risco de câncer de mama

Pilates Aéreo – A sensação do momento

Você conhece os aplicativos de dieta para celular?