Cabelos

Saiba quais são as causas da caspa e como controlá-la

Por Redação Doutíssima 07/11/2013

Perturbadoras e, às vezes, até mesmo vergonhosas, as caspas são particularmente frequentes. Uma a cada duas pessoas tem caspa e sofre devido ao incômodo e constrangimento que ela pode causar. Mesmo que hoje existam tratamentos eficazes, é necessário saber que vários fatores do cotidiano podem agravar a situação de quem tem caspa: estresse, cansaço, alimentação, produtos capilares inadequados, secador de cabelo.

200141500-001

As crianças e os idosos parecem ser poupados da caspa, porém entre os homens adultos, 58% tem caspas contra 49% das mulheres. Ou seja, a caspa é um mal muito frequente!

Raramente elas são hereditárias, mas muitos elementos podem agravar ou desencadear a caspa. Mas a boa notícia é que muitos deles podem ser modificados.

  • O estresse e o cansaço.
  • As estações do ano: o inverno é a época mais propícia para o aparecimento da caspa.
  • As variações hormonais.
  • Quando o fígado está sobrecarregado por um consumo excessivo de gorduras e de álcool.
  • Os pequenos traumatismos causados devido à utilização de um secador de cabelos muito quente ou, então, por causa de uma escovação muito enérgica.
  • Utilização frequente de bonés, tocas, chapéus.
  • Produtos capilares agressivos.
  • Poluição.

 

A caspa ocorre devido a uma multiplicação celular acelerada.

Enquanto o ciclo normal de renovação das células da epiderme é de 21 dias, no caso da caspa, é de 7 a 15 dias. As células superficiais se multiplicam tão rápido que não podem ser eliminadas gradualmente e acabam se acumulando sobre o couro cabeludo. Elas são chamadas de escamas, pois provêm de uma espécie de escamação ou esfoliação.

 

Caspas secas ou gordurosas?

A caspa chamada “seca” é branca, fina, leve e cai facilmente sobre os ombros. Ocorrem geralmente em quem possui o couro cabeludo muito seco.

Já a caspa “gordurosa” é maior, amarelada e espessa. Ela não cai sobre os ombros facilmente como a caspa seca. Nesse caso, podem ocorrer infecções e feridas no couro cabeludo. A caspa seca, se não for bem tratada, pode dar origem à caspa gordurosa.

A seborréia é considerada como o estado mais grave da caspa. As escamas cobrem todo o couro cabeludo e chegam a debordar sobre a testa e as sobrancelhas. Na ausência de tratamento, esta infecção pode causar a queda dos cabelos.

A primeira coisa a ser feita é procurar o fator que faz com que a caspa apareça ou o seu agravante para poder corrigí-lo. Em seguida, pode-se recorrer aos tratamentos anti-caspas que, geralmente, são o suficiente. Se os sintomas persistirem, o melhor é procurar um dermatologista.

 

 

Ainda não leu?

15 Penteados de cabelos presos para combater o calor

O segredo dos cabelos de Kim Kardashian

7 cortes de cabelo para rosto oval

Dê adeus aos cabelos volumosos com esses truques

Dicas para fazer o babyliss em casa

6 Cuidados especiais para cabelos longos

Links Úteis

beleza na web, beleza natural, mesoterapia, jogos de beleza, drenagem linfatica , doce beleza, esteticista, moda e beleza, cortes de cabelo para rosto redondo, corte de cabelo para rosto redondo, cortes de cabelos para rosto redondo, cabelos curtos, corte de cabelo curto, penteados, penteados para casamento, penteados para festa, cabelos, corte de cabelo, cabelos cacheados,  cabelos com luzes, cortes de cabelos, cabelos ondulados,  dicas de beleza, dicas de cabelo