Relacionamento

Como expressamos nossos sentimentos? Saiba mais

Por Rafaela Monteiro 08/11/2013

0,,15917130,00

Ao ler um texto de  Marcel Mauss (sociólogo e antropólogo francês): “A Expressão obrigatória de sentimentos”, temos o relato de uma pesquisa feita entre algumas tribos australianas, especificamente em seus rituais de luto e funerais. Traz o exemplo das lágrimas, e afirma que estas tem um emprego obrigatório e moral, e que são uma forma de saudação.

 

Expressão de sentimentos

O autor nos mostra através dos rituais dos cultos funerais australianos que em muitas populações essa definição das lágrimas também vale para outras expressões de sentimentos.

Todas as expressões orais de sentimentos não só o choro, não são fenômenos exclusivamente fisiológicos e psicológicos, mas são sim fenômenos sociais, marcados pela obrigação, segundo o o sociólogo.

Ele retrata esses fenômenos no âmbito do social, dizendo que não são somente expressões de determinados sentimentos mas que provém do coletivo, de específicas sociedades, dizendo com isso que a forma com que nos expressamos ou demonstramos o que sentimos muitas das vezes se dá pelo outro, ou por causa do outro, em um contexto coletivo, e toma como exemplo as australianas, que tem um papel social de chorar seus mortos de forma ensaiada e repetida.

Cópia de lagrimas

Assim, coloca o luto como não sendo uma expressão espontânea de emoções individuais, onde pelo contrário, falta-lhes qualquer caráter de expressão individual de um sentimento experimentado de modo individual; pois não são indivíduos que os lançam, mas o grupo.

E o que mostra a natureza obrigatória da manifestação da dor é o fato de ela não ser comum a todos os parentes, mas sim de pessoas determinadas e encarregadas de fazê-lo (no caso das australianas chamadas para chorar em enterros). Isso é ao mesmo tempo social e obrigatório e também violento e natural, visto que a busca e a expressão da dor andam de certa forma juntas.

 

Concluindo

O que podemos concluir é que um considerável número de expressões orais de sentimentos e emoções em muitos povos tem unicamente caráter coletivo, e todas essas manifestações coletivas, de valor moral e caráter obrigatório dos sentimentos do indivíduo e do grupo, são muito mais que meras manifestações, são uma forma de linguagem.

E todas essas formas de expressões, seja gritos,rituais, frases ou palavras, são mais que manifestações dos próprios sentimentos, é uma maneira de manifestá-los aos outros, que faz-se necessária. Pois, para esse autor, manifestar-se a si mesmo, exprimindo aos outros, por causa dos outros nada mais é do que uma ação simbólica.