Guia dos Dentes

Cuidado com os falsos dentistas

Por Redação Doutíssima 08/11/2013

falso-2

São vários os casos de profissionais da área da saúde que exercem a profissão de forma ilegal. Desde médicos que fazem as maiores barbaridades, por vários anos, até serem presos ou descobertos. Falsos dentistas que abusam da pobreza Brasileira para fazer procedimentos completamente fora dos padrões preconizados pela conduta odontológica. Dentre muitos outros espertinhos que visando somente a parte financeira, fingem ser um profissional de saúde para tirar seu sustento e com isso, fazer grandes besteiras comprometendo a saúde do paciente. Então, cuidado com os falsos dentistas.

falso-4

Diariamente é encontrado um falso dentista em algum lugar do nosso Brasil e muitos ainda estão escondidos por ai, muito bem escondidos dos conselhos regionais de odontologia e da polícia mas conhecidos pela sociedade de onde vivem. O falso dentista normalmente não se compromete com procedimentos mais complexos, ele normalmente propõe tratamentos como:

– Arrancar dentes.

– Confecção e instalação de próteses.

– Tem uns espertinhos achando que podem colocar  aparelho ortodôntico e ficar trocando liga sem grandes preocupações e com isso, causando problemas sérios e irreversíveis nesses pacientes.

– Dentre outros pequenos procedimentos odontológicos, mas os descritos acima são os mais conhecidos.

falso-1

Tudo isso acontece por um problema social que só está piorando, uma saúde que está muito longe de onde deveria estar. Uma total falta de humanização, de atenção e cuidado com a sociedade. Um sistema de governo elitista e descomprometido com a ideia de uma sociedade comprometida com o extermínio da pobreza.

Me considero fora de qualquer partido político ou de corrente partidária e descrente de políticos que pelo menos pensem na possibilidade de lutar por uma população que está desamparada e refém do seu próprio governo. Não temos como por 100% da culpa nos falsos dentistas que usam da ilegalidade para poder sobreviver e sustentar suas famílias. É um ciclo de atitudes erradas que faz com que isso tenha uma tendência de não só perdurar mas de se agravar.

falso-3

Tenho visto com certa frequência notícias de policiais prendendo dentistas ilegais  em vários lugares do brasil e mais do que isso, fechando clínicas que não tem a menor possibilidade de fazer qualquer tipo de procedimento e na verdade, só de entrar você já tem risco de pegar alguma doença. São clínicas completamente ilegais e com equipamentos antigos e fora dos padrões e normas técnicas. Nada é devidamente esterilizado e os riscos de contaminações e infecções são reais.

falso-5

Com saúde não se brinca, você é responsável pelo seu corpo e pelo profissional que você escolhe para cuidar de você. Procure profissionais de qualidade e com as clínicas populares, atendimento odontológico em instituições de ensino, atendimento odontológico em posto de saúde e pronto-socorro, dentre outros, não há motivo para se submeter a esse tipo de pseudo-profissional.