Gestante

Hemorróidas na gravidez: saiba por que elas aparecem e como evitá-las

Por Redação Doutíssima 08/11/2013

As hemorróidas são um problema comum, especialmente durante a gravidez. Elas podem passar de um pequeno incômodo a uma dolorosa trombose. Como evitar problemas, e o mais importante, como lutar contra a constipação, que é o principal fator de risco para hemorróidas? Hemorróidas na gravidez : saiba por que elas aparecem e como evitá-las! Confira agora!

 

O que é hemorróida e quais são as suas causas?

Ao contrário do que se pensa, hemorróidas não são veias, mas uma área de comunicação entre artérias e veias situadas no ânus. Todo mundo tem uma área hemorroidária, o que ajuda o sistema a continência anal. Algumas pessoas têm um desenvolvimento anormal das hemorróidas por muitas razões, mas especialmente a constipação, que aumenta a pressão intra-abdominal durante o esforço da defecação. Este aumento da pressão sobre as hemorróidas faz com que ocorre um inchaço na região.

 

21-mulher-gravida

Durante a gravidez

 

Em mulheres grávidas, outros fatores podem aumentar ainda mais esse fenômeno. A constipação é agravada durante este período, devido à impregnação hormonal (progesterona), o que reduz o tônus do músculo liso, incluindo os músculos do cólon. Este corpo, menos tonificado, expele, portanto, uma quantidade menor de material fecal. O útero também, pelo seu peso e aumento de volume durante a gravidez, comprime o intestino e impede a passagem das fezes. Outros fatores que fazem com que os problemas de hemorróidas sejam muito frequentes em mulheres grávidas são o aumento do volume de sangue em cerca de 30%, a dificuldade na drenagem de veias pélvicas (devido ao volume do útero), um esforço mais de três horas, o nascimento de um bebê muito grande.

 

Quais são os problemas causados pelas hemorróidas?

 

Além de sangramento, dor durante a defecação e os transtornos causados ​​pelo volume de hemorróidas, a principal complicação, encontrado geralmente em uma a cada três mulheres grávidas, é a trombose. A trombose é a formação de um coágulo, muitas vezes brutal e muito doloroso. Apenas uma incisão das hemorróidas é capaz de aliviar rapidamente a dor. Caso contrário, a dor vai demorar muito mais tempo para passar.

 

Como tratar problemas de hemorróidas em mulheres grávidas?

Em caso de dor, evitar as drogas anti-inflamatórias e aspirina, pois não são recomendados durante a gravidez. Para substituir, é aconselhado consumir medicamentos à base de paracetamol. Localmente, Betadine (produto à base de iodo) não é recomendado porque algumas partículas podem passar para o sangue. É possível utilizar espumas ou cremes à base de cortisona ou cortisona anticoagulante e um anestésico local. É raro que a cirurgia para as hemorróidas durante a gravidez seja indicada, (exceto pela incisão de uma trombose, que é um procedimento simples que pode fazer um consultório médico ou um serviço de emergência).

 

Como prevenir-se contra hemorróidas?

O essencial é lutar contra a constipação. Para isso, aumente o consumo de fibras alimentares, como legumes verdes, frutas, cerais. Porém, é importante não exagerar na dose para não diminuir a absorção do ferro e do cálcio, minerais indispensáveis durante a gravidez. O pão semi-integral é o mais indicado, nesses casos. Massas, arroz e batatas devem ser consumidas com moderação.

 

Uma boa hidratação também é necessária. O aconselhado é beber ao menos dois litros de por dia, seja de água, suco, sopa. Além do mais, beber um copo d’água ao levantar coloca em funcionamento o sistema digestório.

 

Ser regular com os próprios horários pode ajudar. Afim de educar o intestino, escolha um horário mais ou menos fixo para ir ao banheiro, como de manhã depois de acordar ou de noite antes de ir dormir.

 

Entre outros fatores, o exercício físico também é um grande aliado na luta contra a constipação.

 

Se nada disso resolver, existem remédios que podem auxiliar no processo. Pergunte ao seu médico qual é o mais indicado para o seu caso.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!