Guia dos Dentes

Guia informativo para quem quer ser dentista

Por Redação Doutíssima 09/11/2013

faculdade-6

Achei um texto super interessante no site do guia do estudante, da abril. A profissão de dentista é muito prazerosa mas precisa de uma série de passos para que o estudante possa se tornar profissional e consiga se sustentar com a odontologia. Uma profissão que tem o lado financeiro bem significativo, se o profissional souber se inserir devidamente no mercado de trabalho e também um lado moral importante no fato de poder livrar pacientes de dores, restituir o sorriso e devolver o prazer de sorrir ou de comer para muitas pessoas que precisam.

“É a ciência voltada para o estudo e o tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face. O dentista cuida da saúde e da estética da boca. Restaura, extrai e limpa dentes, projeta e instala próteses e realiza cirurgias. Também previne a cura de doenças da gengiva, da bochecha e da língua. Existem diversas especialidades, como a periodontia (tratamento da gengiva) e a dentística restauradora, voltada para as características anatômicas, funcionais e estéticas dos dentes. Esse profissional, que em geral faz carreira em consultório particular, costuma iniciar-se na profissão dividindo o espaço de atendimento, por causa dos altos custos dos equipamentos. Para exercer a profissão é preciso registrar-se no Conselho Regional de Odontologia. Em 2008, o órgão aprovou a inclusão de seis práticas integrativas e complementares à saúde bucal. A partir de 2009, os cirurgiões-dentistas podem tratar seus pacientes com acupuntura, fitoterapia, terapia floral, hipnose, homeopatia e laserterapia.

faculdade-5

Quem faz a faculdade pensando em montar consultório próprio deve estar preparado para uma concorrência feroz. Há anos a área clínica está saturada, principalmente na Região Sudeste, que concentra 60% do total de dentistas do país. Por isso, é preciso buscar outras opções para seguir a carreira. “O bacharel pode ser professor universitário ou dar aulas em outras instituições, como associações. Outra opção é se tornar funcionário público e fazer parte do Programa Saúde da Família”, diz Marcos Túlio Mazzini Carvalho, diretor da Faculdade de Odontologia, da PUC-RS, de Porto Alegre. O setor público, inclusive, é o maior empregador do profissional. Contando com o Sistema Único de Saúde (SUS), o total de cirurgiões-dentistas no setor público passa de 70 mil. Em junho de 2010, o Ministério da Saúde editou uma portaria que dá direito ao atendimento odontológico em hospitais públicos a pessoas com necessidades especiais. Assim, serão criadas vagas para esse atendimento, e profissionais especialistas em pediatria, geriatria e doença bucal devem ser os mais requisitados. Para o autônomo, as áreas mais aquecidas são a dentística restauradora, a endodontia, a odontopediatria e a implantodontia.

faculdade-2

A formação básica inclui disciplinas da área de Ciências Biológicas e da Saúde; como anatomia, patologia, fisiologia, histologia, microbiologia, imunologia e bioquímica. As matérias profissionalizantes incluem radiologia, material dentário, dentística, endodontia, periodontia, cirurgia e traumatologia, próteses, odontopediatria, ortodontia, entre outras. No segundo ano, o aluno começa a treinar restaurações e demais procedimentos em aulas práticas de laboratório, utilizando um manequim odontológico. A partir do terceiro, passa a atender pacientes na clínica da faculdade. É obrigatória a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.”

faculdade-3

Já temos uma quantidade muito grande de profissionais no mercado mas acredito que para bons profissionais sempre há espaço.