Estética

Mito ou Verdade: A celulite é genética?

Por Redação Doutíssima 12/11/2013

A pele de laranja pode ser hereditária? Isto é pelo menos parcialmente verdade. Se queremos saber como nós vamos envelhecer, olhar a mãe e a avó pode fornecer a resposta. No entanto, este não é um motivo para nos darmos por vencidas, pois a celulite não é somente genética.

Cellulite-2

A celulite é genética

A celulite é a manifestação visível do armazenamento de gordura sob a nossa pele. As células de gordura aumentam em volume e formam aglomerados que nós podemos visualizar a olho nu: a famosa pele de laranja.

O componente genético é real: o número de célular de gordura e a sua localização é determinada desde o nosso nascimento. A localização conta muito, pois a pele de laranja se forma de preferência onde a pele é fina e frágil: coxas, bumbum, mas também os braços e outras partes do corpo.

Em outras regiões do corpo, os aglomerados de gordura podem se formar, mas a celulite é mais rara.

É necessário salientar que a celulite não só tem um efeito estético negativo, mas ela também cria outros problemas: as células de gordura, quando são muito grandes, podem bloquear a circulação do sangue e a eliminação de toxinas sob a superfície de pele.

 

Dieta e esporte: não são soluções reais contra a celulite

Segundo especialistas, os médicos avaliam a população feminina afetada pela celulite entre 90% e 95%. Isto significa que o problema afeta muita gente. E especialmente porque a celulite é resistente a soluções usuais de emagrecimento.

Perder peso?

Não é o suficiente! A gordura situada na celulite é aparentemente feita para servir de reserva final. Este é o lugar onde se encontra a última gordura que nós perdemos quando fazemos uma dieta. E quando engordamos um pouco, lá é o primeiro lugar para onde a gordura vai.

Praticar esporte?

É um pouco mais útil, pois os músculos se tonificam e a circulação sanguínea é facilitada. Assim, a pele é mais firme e a celulite é menos aparente. Mas a atividade física não permite se livrar da celulite completamente.

 

O que fazer para se livrar da celulite de uma vez por todas?

Lipoaspiração

A lipoaspiração é a solução mais radical, pois ela retira as células de gordura. Existem métodos mais leves, como o uso de máquinas que vão mobilizar as células de gordura, com a ajuda de rolos, raios de luz, até mesmo de ultrasons. Essas possibilidades são geralmente caras, arriscadas e de uma eficácia duvidosa.

Cremes

Muitos estudos foram feitos sobre os cremes anti-celulite e sua eficácia foi comprovada. Se usados diariamente, o efeito da massagem contribuirá para o resultado.