Guia dos Dentes

O Soundbite faz você escutar com os dentes

Por Redação Doutíssima 12/11/2013

soundbite-5

 

De acordo com alguns artigos e essa publicação no site da revista galileu, da globo, vamos conhecer melhor esse sistema do Soundbite e no final, vamos conversar sobre suas repercussões na boca.

“O equipamento dribla a deficiência de órgão auditivo, transmitindo ondas sonoras pelos dentes e ossos do crânio. O aparelho SoundBite, ainda em fase de testes clínicos, é uma perspectiva de solução quase imperceptível e não cirúrgica para casos de surdez de apenas um ouvido. O equipamento tenta driblar a necessidade de cirurgia para os pacientes que têm problemas na transmissão das ondas sonoras até a cóclea, pedaço do ouvido com terminais nervosos que decodifica os sons. Em vez de “consertar” as partes do ouvido com defeito, o Soundbite repassa as ondas até a cóclea por um outro caminho: os dentes.

soundbite-4

Um pequeno microfone é colocado no canal auditivo para aproveitar o posicionamento e forma estratégicos da orelha na captação do som. O microfone é ligado a um processador de sinais digitais, um pouco maior, que fica atrás da orelha. Nele, há um filtro dos ruídos e um chip wireless transmite os sinais para o dispositivo que fica na boca.

soundbite-2

O aparelho da boca, feito para se ajustar aos dentes do fundo, contém uma bateria recarregável e um receptor dos sinais wireless transmitidos pelo dispositivo do ouvido e um sistema vibratório que converte os sinais sonoros em pulsos. Eles são transmitidos até a cóclea através das vibrações nos ossos da cabeça. Com isso, é como se fizesse um desvio no caminho natural do som: passar pelo ouvido externo e o ouvido médio: as duas partes do órgão auditivo que fariam a transmissão até a cóclea e que apresentam defeito.

soundbite-1
Vale mencionar que os dois dispositivos funcionam à base de baterias e virão com carregador.”

Minha intenção em colocar esse artigo aqui é ressaltar que um aparelho como este pode interferir na função do sistema estomatognático e isso precisa ser estudado mais a fundo. Procurei mas não consegui achar se havia algum ortodontista ou dentista especialista em oclusão na equipe interdisciplinar que desenvolveu ou que projetou o aparelho.

Pelo que vi é um aparelho relativamente leve mas com um peso que poderia provocar, dentre outros problemas, extrusão dentária, inclinações dentárias ou mesmo uma falha no sistema de forças entre dentes, bochechas e língua. Vou me informar melhor para verificar se essas possibilidades foram analisadas e caso o aparelho cause alguma modificação que cause impacto na oclusão, existem modificações fáceis de serem implementadas e que resolveriam possíveis problemas relacionados a efeitos colaterais na boca.
Sempre vamos conversas sobre os mais variados produtos e no final, vamos conversar mais especificamente sobre às repercussões na boca.