Guia dos Dentes

Campanha nacional de valorização da ortodontia-ABOR

Por Redação Doutíssima 13/11/2013

abor-4

Foi lançado recentemente o vídeo da campanha nacional de valorização da ortodontia por uma associação muito importante para a ortodontia nacional, a ABOR (Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia facial). A campanha tem um conteúdo destinado aos pacientes ou futuros pacientes que precisam conhecer os benefícios da ortodontia e da ortopedia facial e um conteúdo destinado para os dentistas especialistas em ortodontia e ortopedia facial, com o intuito de que esses dentistas se associem na instituição e participem das atividades da mesma.

ABOR-1

A nossa especialidade, bem como várias outras que norteiam a odontologia, precisa realmente de uma maior valorização. A odontologia é uma atividade profissional que lida diretamente com a saúde e quando falamos de saúde, falamos de qualidade em todos os sentidos. A saúde é o bem maior que temos e precisamos cuidar com seriedade e eficiência.

Veja também a campanha nacional de ética na ortodontia

Atualmente, a especialidade ortodontia e ortopedia facial caiu no gosto da população mas está adquirindo uma forma errada. As clínicas populares e de grande potencial de atendimento estão crescendo de forma exponencial e abafando a clientela que normalmente iria para consultórios odontológicos particulares. Com isso, esses dentistas se sentem obrigados a fechar suas portas e ingressar em empregos públicos que lhe dão segurança ou em continuar com seus consultórios e mudar o tipo de clientela ou mesmo em se transformar em dentistas-administradores e abrir suas próprias clínicas populares. Nenhum dentista quer trabalhar para outra pessoa por muito tempo e todos querem abrir seus consultórios ou clínicas o mais rápido possível e com isso o número de estabelecimentos abrindo suas portas é gigante, gerando mais concorrência e o resto vocês já sabem.

Veja o vídeo aqui!!  

Outro fator, é a incrível variação descontrolada dos preços dentro da ortodontia e ortopedia facial: de clínicas com aparelhos grátis, manutenções e documentação com preços bem baixo até consultórios com outro perfil de atendimento com valores individualizados de aparelho e de manutenção e um custo bem mais alto quando comparado com essas clínicas populares.

Acredito que o que falta é uma maior normatização e fiscalização, bem como a única maneira de corrigir a população brasileira que é a punição. Seria ideal uma tabela de cobrança com valores mínimos e com isso, o ortodontista poderia trabalhar com um valor que pudesse manter a qualidade de tratamento e o paciente teria a obrigatoriedade de valorizar o trabalho e o estudo do profissional e pagar um valor no mínimo, de acordo com a tabela. A partir daí teria que haver a criação de punições severas para às clínicas que baixassem os valores da tabela.

abor-2

Enquanto isso e muitas outras modificações não acontecem, ficamos felizes com atitudes como a da ABOR que está sempre lutando por uma ortodontia e ortopedia facial mais evoluída e mais comprometida com a sociedade sem prejudicar o dia-a-dia do ortodontista.