Guia dos Dentes > Planos de Saúde

Entende melhor os planos de saúde odontológicos

Por Redação Doutíssima 13/11/2013

planos-1

Agora vamos entrar em um assunto que não me agrada muito mas é uma realidade e precisamos entender para que ela não nos engula. Sabemos que no brasil o plano de saúde médico é importantíssimo e não podemos viver sem ele. As pessoas que não podem, financeiramente, arcar com o pagamento mensal do plano de saúde tem que se submeter ao atendimento em postos de saúde ou demais estruturas que integram o sistema de atendimento público. O mesmo acontece na odontologia, temos o atendimento particular, o atendimento com planos de saúde odontológicos e o atendimento em escala pública que assim como o atendimento médico, tem muitas dificuldades, dentre outras modalidades de atendimento que falaremos em uma outra conversa.

O grande beneficiado nessa relação entre paciente, plano de saúde e dentista é o plano de saúde. Um gerenciador de atendimento que recebe o dinheiro dos pacientes, referente às mensalidades e organiza esse capital de tal forma que aconteça um lucro. O dentista é pago de acordo com uma tabela que paga todos os procedimentos de uma só vez em um dia certo, ao mês. Mas não é assim tão fácil, o dentista precisar anotar uma série de informações e preencher formulários infinitos para só assim, enviar ao plano de saúde que vai analisar e decidir se tudo está certo e autorizar o pagamento ou se tem dúvida em algo e fazer uma coisa chama de glosar(o plano de saúde contesta o que o dentista fez e pede mais informações e uma série de novos papéis).

planos-3

Tenho que admitir que existem certos planos de saúde odontológicos que são dispostos e fazem seu trabalho de maneira correta, pagando bem o dentista e cobrando valores condizentes de seus clientes. Mas existem outros que são famosos por atrasar pagamentos e abusar das glosas. Esses planos contestam praticamente todo mês vários procedimentos de vários dentistas. O dentista que já está tendo dificuldade para fazer a prestação de contas do mês seguinte tem que parar para rever os papéis do mês anterior e recorrer das glosas. Isso gera cansaço no dentista e em sua equipe; muitos dentistas desistem de recorrer e outros só conseguem ser pagos por uma parte do que fizeram e com isso, o plano de saúde ganha mais dinheiro ainda.

planos-2

 

Você paciente precisa escolher planos de saúde odontológicos mais sérios e comprometidos por cuidar bem de seus dentistas e clientes. Existem vários planos de saúde odontológicos muito bons e alguns planos de saúde odontológicos realmente ruins. Se o plano não cuida bem do seu dentista, ele vai ter dificuldades para cuidar bem de você.