Amamentação > Guia dos Dentes

Amamentação e o desenvolvimento orofacial

Por Redação Doutíssima 15/11/2013

amamentar-3

Um assunto não só importante para a odontologia mas para o desenvolvimento geral da criança é a amamentação: um dos atos divinos que é repleto de importância no desenvolvimento afetivo e físico do indivíduo. Vou me deter nos benefícios que a amamentação têm para o desenvolvimento das estruturas da face e com isso, espero que as mamães possam dar a devida importância  para a amamentação.

É conhecimento de uma grande parte da população alguns benefícios da amamentação para a saúde do bebê mas pouquíssimas mamães sabem o quão importante a amamentação é para o desenvolvimento oral da criança; desde o desenvolvimento ósseo, passando por funcionalidade do sistema e melhora no sistema respiratório.

Um artigo publicado pelo site da uol, na parte de saúde, foi muito bem feito e buscou profissionais da área. O artigo diz que:

amamentar-4

“O presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, Luciano Borges, explica que na amamentação natural, o bebê é obrigado a fazer um movimento com a boca que pode ajudar no crescimento adequado dos seios da face. “Sem contar que ele é obrigado a respirar somente pelo nariz, o que evita a respiração oral”, destaca.

Os benefícios vão além. Com a amamentação, é possível prevenir a mastigação incorreta, pois se garante uma melhor posição dos dentes, com o desenvolvimento das mandíbulas e dos seios da face. O mesmo já não acontece com os bebês amamentados por mamadeiras, que podem ter o desenvolvimento da fala comprometido, além de progredirem com respiração oral e oclusão dentária.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), Cláudio Miyake, destaca ainda que a amamentação natural estimula o crescimento favorável das estruturas do crânio e da face. “Além disso, a amamentação natural promove um efeito psicológico favorável, pois aproxima o bebê da mãe”, diz.

amamentar-2

Ele complementa que a amamentação com a mamadeira não requer do bebê um esforço semelhante ao mamar no peito da mãe. “Desta forma, o estímulo para o crescimento não é o mesmo. Existem mães ou babás que, para que o tempo de amamentação pela mamadeira seja mais rápido, ainda cometem o erro de ampliar o orifício do bico da mamadeira, o que resultará em um esforço menor ainda para o bebê conseguir sugar o leite”, aponta.

amamentar-1

Portanto, some à lista de benefícios do aleitamento materno todos os prós de se oferecer um leite de qualidade para a criança e o fato de que seu desenvolvimento oral será muito mais tranquilo com a amamentação exclusiva até seis meses de idade e intercalada com alimentos sólidos até os dois anos de vida.”

Converse com sua ginecologista e entenda a necessidade de amamentação pelo tempo necessário e na intensidade ideal e tenha a certeza de proporcionar um desenvolvimento adequado para seu bebê.