Guia dos Dentes

Comer carne crua: um risco para o organismo

Por Redação Doutíssima 15/11/2013

carne crua-2

Uma função muito importante dos dentes e do sistema estomatognático é para a alimentação e essa é o início de uma cadeia orgânica vital para todos nós. Os dentes tem capacidade de mastigar alimentos variados e das mais diversas consistências. Algumas pessoas estão voltando às épocas mais antigas e fazendo nossos dentes e organismo retornarem aos tempos que era normal a ingestão de alimentos crus. É o caso desse americano que aparece no artigo de vários sites na internet como o da redetv notícias que  mostrou o caso do Derek:

“Derek Nance mudou radicalmente sua dieta há 5 anos após sofrer com enjoos constantes e vomitar todos  os  alimentos que consumia. Seguindo a recomendação de um homem que sofria dos mesmo problemas, Derek passou a se alimentar de carne crua e sangue de animais.

Segundo o americano, a cura para sua indigestão veio com essa nova dieta, a qual inclui o consumo de toda a carcaça crua dos animais, assim como as vísceras e gorduras.

carne crua-3

Derek acredita que nunca esteve tão saudável e afirmou, em uma entrevista ao portal de notícias Vice, que um estudo da década de 30 mostrou que comunidades primitivas com hábitos alimentares semelhantes ao dele eram muito mais saudáveis do que as de hoje.

O americano chegou a abater duas cabras que ficavam em seu quintal para comê-las. Admitiu que no começo seu intestino não se acostumou, o que causou diarreia, mas aos poucos seu sistema digestivo foi se adaptando.

Derek afirma que sua carne preferida é a de ovelha, porém em função da facilidade, ele consome mais carne de porco. E mais: carne podre também faz parte do seu cardápio, por causa das enzimas que o ajudam a digerir a comida. ”

carne crua-1

Comer carne crua pode trazer problemas como:

– Os microorganismo que podem estar relacionados à doenças por ingestão de carne crua, que normalmente são: salmonella, yersinia, campylobacter, E. coli, staphylococcus, listeria, enterococcus, vibrio, entre alguns outros. Um dos problemas na ingestão da carne crua é que não conhecemos os métodos de tratamento e transporte da carne, o abate pode ter os mais diversos métodos e são várias as possibilidades de contaminação da carne.

– Podem existir vermes, como a Taenia na carne crua.

carne crua-4

Para os dentes ou a boca não vejo problemas significativos desde que o Derek continue a escovar os dentes sempre após se alimentar e completar a higiene bucal com o fio dental, associando com consultas regulares ao dentista que vai avaliar as mudanças e decidir se precisa de algum tipo de tratamento preventivo ou curativo.