Filhos

Como fazer bebês gêmeos dormirem ao mesmo tempo

Por Redação Doutíssima 15/11/2013

Parece que os gêmeos multiplicam tudo por dois: as risadas, as alegrias, mas também as preocupações. Na hora de dormir (e continuar dormindo), ter gêmeos certamente vai gerar um grande aborrecimento, especialmente durante suas primeiras semanas em casa. Fomos nos informar para poder ajudar você a encontrar uma maneira de evitar os problemas na hora do soninho. Anote as dicas!

 

gemeos

Coloque seus bebês no berço ao mesmo tempo: É sempre uma boa ideia sincronizar os horários dos seus dois filhos e ajudá-los a desenvolver um ritmo de sono saudável. Mesmo que eles aparentem ter sono em horários diferentes, trata-se de um treinamento para o sono que ocorre com a rotina. Se os seus filhos tirarem seus cochilos ou forem dormir em horários diferentes, é provável que um dos dois, ou ambos, acordem em algum momento, evitando assim você descanse.

 

Estabeleça um ritual calmante para dormir: A partir de seis ou oito semanas, você já pode criar um ritual de dormir para o seu bebê. Um ritual calmo e relaxante como um banho quente, uma história e alguns minutos de carinho falando baixinho vai ajudar a acalmar o seu bebê e prepara-lo para dormir. Se você seguir o seu ritual, seus bebês aprendem rapidamente a reconhecer o sinal de que é a hora de dormir.

 

Tente usar mantas para embrulhar seus bebês: Faça valer o antigo costume de embrulhar confortavelmente cada um dos gêmeos em uma manta com forro de algodão. Isso pode ajudá-los a se sentirem seguros e prontos para dormir. Alguns bebês gostam, outros não: experimente e veja!

 

Coloque-os no berço quando estiverem sonolentos, mas não totalmente adormecidos: Ajudá-los a aprender a adormecer sozinho deixando-os em sua cama, sonolentos, ao invés de esperar até que eles adormeçam antes de irem se deitar.

 

Coloque seus bebês juntos no berço: Os gêmeos se sentem protegidos quando se tocam. O contato físico entre eles os tranquiliza. Deixe-os um pouco juntos. Em seguida, você pode deitá-los de costas na mesmo berço, cada um em seu cantinho. A partir dos 3 meses, quando tenham crescido, será mais fácil separá-los em berços diferentes. De toda forma, certifique-se de que eles podem sempre ver um ao outro quando estão instalados em cada cama.

 

Ocupe-se primeiro do bebê que estiver mais tranquilo: Se um de seus filhos chora muito e o outro é um pouco mais quieto, é natural você querer cuidar primeiro de quem vai gritar. Mas antes de você se concentrar no mais barulhento, certifique-se de que o mais calmo está confortável e bem instalado. A maioria dos gêmeos ou trigêmeos parecem não ser perturbados pelos gritos de seus irmãos e irmãs, mesmo que durmam na mesma cama.