Maquiagem

Cuidado: maquiagem vencida pode fazer mal e causar danos

Por Redação Doutíssima 17/11/2013

Então você olha o rótulo daquela sombra que você quase nunca usou e percebe que está vencida. Mas você vai em frente e usa mesmo assim, acreditando que algumas horinhas sobre a pele não vão te fazer mal. Ou mesmo você não se preocupa com a data de validade de suas makes, pois o rótulo vai se deteriorando com o tempo, não fica mais claro o vencimento e você sempre usa tudo até acabar. Saiba que não é bobagem se preocupar com o vencimento das maquiagens. Você pode não ter tido tempo ainda de substituir aquele corretivo ou lápis vencido, contudo usá-los pode causar graves riscos para a sua saúde. A maquiagem foi feita para nos deixar mais bonitas e não nos fazer mal ou marcar nossa pele. Veja quais os principais riscos que o uso de maquiagem vencida pode oferecer e evite-os!

 

maquiagem-vencida-1369666909278_615x300

 

Uma maquiagem vencida pode desencadear diversas reações alérgicas e até causar infecções por fungos. Os cuidados com esses produtos devem ser levados em conta também para o caso de outros cosméticos, como perfumes, cremes e hidratantes. Todos esses produtos tendem a estocar facilmente microorganismos e oferecem diversos perigos para a sua pele se usados após o vencimento.

 

Uma das partes que podem ser afetadas de maneira mais perigosas são os olhos. A área dos olhos é muito sensível. O uso de lápis de olho ou rímel vencido, por exemplo, podem desencadear conjuntivite bacteriana. Sombras vencidas podem irritar a pele e até causar alergias graves. O cuidado com os lábios deve ser mantido para evitar infecções por meio de fungos ou bactérias. Gloss e brilhos labiais têm uma vida útil mais curta do que os batons em barra, por isso podem ser mais perigosos. Certifique-se que seus produtos estão no prazo de utilização. Os produtos de base de pele como pó compacto, base e blush, quando vencidos, podem causar vermelhidão e alergias na pele. O surgimento de acnes também pode estar relacionado às maquiagens vencidas.

 

Quando você tiver problemas para ver a data de vencimento dos seus produtos, tente lembrar-se a quanto tempo você os está usando. Preste atenção igualmente na textura, cor e cheiro desses produtos, que podem se alterar. Sombras e blush tendem a quebrar e esfarelar. A base líquida fica mais dura quando vencida. Guarde seus cosméticos sempre em locais secos e na temperatura ambiente. Abaixo você pode ter uma ideia da vida útil de cada tipo de maquiagem e pode comparar com o tempo que está usando seus produtos.

fddf