Filhos

5 Conselhos para ajudar seu filho a utilizar a privada sozinho

Por Redação Doutíssima 18/11/2013

Seu filho finalmente começou a usar a privada! Essa é uma ótima evolução para ele e para você. Embora não haja uma idade em que a criança está pronta para começar a usar a privada, a maioria das crianças vai ganhar maturidade física e cognitiva entre 18 e 24 meses (apesar de outros poderem não estar prontos antes de quatro anos). Mas se o processo ainda não está completo porque ele ainda não consegue ir sozinho ao banheiro, siga os conselhos do Doutíssima para ajuda-lo a desenvolver essa habilidade.

 

COMO-E~1

 

1. Não tenha pressa

Dominar as diferentes fases do processo de usar a privada pode levar um longo tempo. Sim, algumas crianças aprendem em alguns dias, mas outras precisarão de várias semanas ou mesmo meses, especialmente para se limparem corretamente sozinhas.

 

2. Não  pressione seu filho muito cedo para usar o banheiro

Deixe-o tomar o seu tempo e se acostumar com esse novo processo cujo passo a passo pode ser muito complicado. Ele deve atravessa cada um dos passos com calma para assimilar o que está aprendendo. É claro que é perfeitamente normal que para tentar despertar o seu interesse, você faça lembretes gentis e o encoraje. Contudo, se ele travar, não insista.

 

3. Elabore um plano

Antes de comprar um penico para que seu filho comece a se treinar pela noite, pode ser inteligente organizar um plano de aprendizagem. Decida quando e como você quer começar, quando e como você pretende ensina-lo que deve usar o objeto, como você vai lidar com os acidentes, etc. Um bom apoio pode ser conversar com o pediatra e outros pais, eles podem te dar dicas de acordo com a experiência que tiveram. Uma vez que você siga um plano, certifique-se de mantê-lo e que outras pessoas que cuidam de seu filho também o sigam (com a exceção de ocasiões inesperadas, é claro).

 

4. Felicite o seu filho

Ao longo da aprendizagem, seu filho vai esperar de você um incentivo para esta nova habilidade. Não o decepcione. Assim que ele der um passo tentando usar seu penico (mesmo que não consiga fazê-lo por completo) ou indo ao banheiro, diga-lhe que ele é muito forte e que você está orgulhoso dele. Mas não exagere! Muito encorajamento pode deixa-lo nervoso, o que vai levar a mais acidentes e fracassos.

 

5. Aceite que há acidentes

Cada criança vai passar por vários acidentes antes de usar a privada dia e noite. Não fique com raiva do seu filho e não o puna. Afinal, faz pouco tempo para ele e seus músculos não conseguem travar com facilidade a bexiga e o reto. Controlar esse processo leva tempo. Em caso de acidente, limpe-o com calma e sugira que ele vá ao banheiro na próxima vez.