Estética

Tudo que você queria saber sobre a técnica de preenchimento

Por Dr. Victor Sorrentino 18/11/2013

Sulcos e rugas são marcas comuns, mas geralmente indesejadas do envelhecimento. Atualmente, quem enxerga os sinais da idade como um incômodo estético já conta com várias alternativas para atenuar esse aspecto na fisionomia. O procedimento de preenchimento é uma delas.

“Com o envelhecimento do organismo, o rosto é a parte do corpo que mais evidencia as marcas do tempo: apresenta rugas profundas e superficiais, um decaimento das maçãs do rosto e pele mais flácida, deixando a aparência com um aspecto cansado”, explica Edilson Pinheiro, especialista em cirurgia plástica.

Como funciona o preenchimento?

Dentre os tratamentos disponíveis de rejuvenescimento para quem deseja reverter as mudanças anatômicas e estéticas que acontecem no rosto, o preenchimento facial com ácido hialurônico é um dos mais procurados e recomendados. Por se tratar da aplicação de uma substância que já existe no organismo, o risco de alergias ou rejeição diminui.

Na opinião de Pinheiro, a principal vantagem do método é que ele não é invasivo e, por isso, pode ser feito em consultório, sem necessidade de internação. “Dessa maneira, o preenchimento facial é uma boa opção para quem não deseja se submeter a uma cirurgia plástica mais complexa ou não pode se ausentar do trabalho”, salienta.

O uso ácido hialurônico é indicado para o tratamento de rugas e sulco nasogeniano, também conhecido como o bigode chinês. Trata-se daquele conjunto de rugas que se localizam acima dos lábios e dão uma aparência mais envelhecida ao rosto, com perda de volume nas maçãs do rosto.

Para se obter um resultado natural, Pinheiro enfatiza que é necessário colocar a quantidade apropriada no local correto. O médico precisa conhecer a fundo a técnica para entender como a aplicação deve ser feita em cada região.

Por isso, antes de se submeter ao procedimento, é importante consultar um especialista. Outro ponto positivo do preenchimento é que o resultado oferecido pelo uso é temporário e pode ser reaplicado ao longo do tempo, no local exato da necessidade do paciente.

preenchimento-doutissima-iStock-getty-images

Ainda que simples, a aplicação exige um especialista. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados com o preenchimento facial

O preenchimento facial com ácido hialurônico, dependendo do caso, também pode ser combinado com aplicação de toxina botulínica, peelings, laser e outras técnicas. “Como em toda medicina, na cirurgia plástica deve-se primeiramente estabelecer o diagnóstico para, então, determinar as reais necessidades de cada paciente e o tratamento mais indicado”, diz.

O efeito da aplicação sobre a região tratada pode ser observado imediatamente, mas o resultado ainda é aprimorado depois de 15 dias, quando a substância já se acomodou no local. A duração depende dos hábitos e cuidados do paciente, por isso é fundamental seguir as orientações médicas.

É importante ficar atento ainda às contraindicações: portadores de doenças autoimunes em atividade, como o Lúpus Eritematoso Sistêmico, grávidas, mulheres em processo de amamentação, pessoas imunossuprimidas, com alergia a qualquer componente da formulação e com inflamação ou infecção não devem se submeter ao preenchimento.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!