Estética

Quando começar a usar cremes anti-idade?

Por Redação Doutíssima 18/11/2013

A luta contra o envelhecimento não é reservada aos idosos. Sob influência da moda e das publicidades que anunciam a falsa ideia de juventude eterna, as pessoas se envolvem nessa luta cada vez mais cedo. E, no final, muitas são as pessoas de menos de 20 anos que já aplicam um creme anti-rugas. Mas será que é uma boa ideia de começar a usar esse tipo de produto tão cedo? Quando começar a usar cremes anti-idade? O Doutíssima responde!

anti-aging-616x350

Quanto mais cedo se aplica um anti-rugas, mais preservada será a maciez e beleza da pele: FALSO!

Porém parece que um terço das mulheres de menos de 25 anos utilizam produtos destinados às mulheres de mais de 40. É importante ressaltar que o uso precoce desse tipo de produto pode causar o efeito contrário: eles pode acelerar o envelhecimento da pele e de provocar danos, potencialmente irreversíveis, ao invés de proteger a pele dos efeitos do tempo.

 

Cremes anti-envelhecimento são muito ricos para a pele jovem

Um creme anti-rugas sobre uma pele que não precisa desses cuidados pode obstruir os poros, asfixiar a epiderme e causar espinhas e outras irregularidades na pele. A transpiração usada para regular a temperatura da pele e para eliminar as toxinas, é também susceptível de ser prejudicada. Como resultado, a pele respira mal e toxinas ficam presas na epiderme, aumentando o risco de cravos e espinhas.

 

Os ingredientes não são adaptados para a pele jovem

Os ingredientes presentes nos cremes anti-envelhecimento agem forçando a pele a renovar-se mais rapidamente. Desta forma, as células mortas são rapidamente retirados e substituídos.

Mas esse processo não é recomendado para peles jovens, pois há o risco de perder a sua elasticidade, resistência e hidratação da pele.

 

Risco de irritação e alergias devido aos cosméticos anti-envelhecimento

A pele jovem é mais sensível e reativa. Portanto ela requer ingredientes pouco agressivos, caso contrário ela irá sofrer de vermelhidão, irritação ou iniciar alergias. E as alergias podem ser muito prejudiciais à pele, causando reações cutâneas que tendem a demorar para desaparecer.

 

O aumento da sensibilidade ao sol

Cosméticos inadequados tornam a pele mais sensível à luz solar. Assim, a pele torna-se muito sensível a qualquer exposição ao sol e sofrerá de vermelhidão, erupção cutânea, coceira, entre outras reações da pele que podem ser irreversíveis.

Em conclusão, cada idade e cada tipo de pele têm suas necessidades. Em caso de dúvidas ou reações, o primeiro passo é consultar um dermatologista.