Saúde Mental

Saiba mais sobre o conceito de grupo na psicologia

Por Rafaela Monteiro 18/11/2013

Nosso Grupo

Vivemos, cada vez mais, em nossa sociedade um individualismo exacerbado e encontramos dificuldades perante qualquer tentativa socialização.  O pensamento liberal, ao definir o ser humano como “indivíduo”, centraliza tudo no eu, assim, perde-se a dimensão relacional.

O homem está cada vez mais isolado em seu mundo, afastado de outros humanos, vivendo sozinho e tendo que dar conta de suas questões de forma individual.

Porém, imersos em uma sociedade e sendo um ser social que constrói seu mundo ao mesmo tempo em que é construído por ele, encontramos um ponto de saúde quando os indivíduos se permitem repartir suas dores e sentimentos através das relações de grupo, onde podem construir possibilidades mútuas de ajuda e superação.

 

O que se diz

Falando de grupos, tem-se a tradição de citar Lewin, que os define enquanto sistema de forças, porém, de outra perspectiva, segundo Silvia Lane, encontra-se autores que procuram analisar processos grupais na sua inserção social.

grupo[1]

Estes vêem o micro grupo como a mediação necessária entre o indivíduo e a sociedade onde sua estrutura assume forças historicamente variáveis. Lane cita ainda autores que falam do grupo como relação significativa entre duas ou mais pessoas que se dá através de ações encadeadas. “Esta interação ocorre em função de necessidades materiais e ou psicossociais e visa à produção de suas satisfações”.

Assim, nos deparamos com a impossibilidade de ver o ser humano como ser isolado, pois homem, mesmo quando sozinho, é um ser social. Seus hábitos, seu jeito de expressar emoções e o uso que faz dos instrumentos que recebeu da sociedade tem a ver com as relações que estabeleceu dentro dessa sociedade que o constituiu.

Na sociedade ocidental atual, extremamente individualista, os indivíduos podem até se expressar como seres isolados, mas isso também é uma construção dessa mesma sociedade.

2011-04-07_grupo-de-mg-quer-combater-a-erotizacao-e-o-consumismo-infantil_gg

O indivíduo é então determinado e determinante, passivo e ativo e está sempre inserido em um grupo. Ele se insere em um grupo social através da linguagem, que é um produto histórico, e traz valores e significados presentes no grupo social que são condições para o desenvolvimento de seu pensamento. Sendo a linguagem também condição para a comunicação e o desenvolvimento de suas relações sociais e de sua individualidade.

Com isso, na relação entre os indivíduos, estes se transformam e transformam o próprio grupo. E para um grupo ser um grupo é necessário haver um forte compromisso entre os membros. O grupo social é condição de conscientização do indivíduo, pois em grupo o indivíduo pode chegar numa fase de conscientização.