Saúde Mental

Saiba quem são os jovens da geração Y e por que eles estão infelizes

Por Rafaela Monteiro 18/11/2013

images (1)

Os jovens da geração Y são os que nasceram entre o fim da década de 1970 e a metade da década de 1990. Li uma reportagem muito interessante sobre a infelicidade e frustração que acomete esses jovens, da minha geração. E vejo isso na prática. Seja na clínica ou na vida de amigos.

Quando falamos de felicidade é no sentido de expectativas profissionais não correspondidas. Pois, quando a realidade da vida de alguém está melhor do que essa pessoa estava esperando, ela está feliz. Quando a realidade acaba sendo pior do que as expectativas, essa pessoa está infeliz.

 

Contextualizando

Nos anos 1970, 1980 e 1990, o mundo entrou numa era sem precedentes de prosperidade econômica. Os pais da geração se saíram melhores do que esperavam, isso os deixou satisfeitos e otimistas. E ensinaram seus filhos da geração Y que eles poderiam ser o que quisessem ser, induzindo assim a uma identidade de protagonista especial lá em seus sub-conscientes.

Isso fez com esses se sentissem tremendamente esperançosos em relação à suas carreiras, fazendo com que a estabilidade e a prosperidade, tão sonhadas por seus pais, não fossem mais suficiente.

Assim, precisam de muito mais do que uma carreira de prosperidade e estabilidade. Enquanto seus pais queriam viver o sonho da prosperidade, eles querem viver seu próprio sonho.

images

Autores apontam que a frase “seguir seu sonho” só apareceu nos últimos 20 anos, de acordo com o Ngram Viewer, uma ferramenta do Google que mostra quanto uma determinada frase aparece em textos impressos num certo período de tempo. Essa mesma ferramenta mostra que a frase “carreira estável” saiu de moda, e  também que a frase “realização profissional” está muito popular. A geração Y além de querer prosperidade econômica, assim como seus pais, querem também se sentir realizados em suas carreiras, uma coisa que seus pais não pensavam muito.

 

Uma ilusão

Esses jovens acreditam que terão carreiras extraordinárias em pouco tempo. Uma outra ilusão percebida quando eles adentram o mercado de trabalho. Enquanto seus pais acreditavam que muitos anos de trabalho duro eventualmente os renderiam uma grande carreira, estes acreditam que uma grande carreira é um destino óbvio e natural para eles.

Infelizmente, o mundo não é um lugar tão fácil assim e, curiosamente, carreiras tendem a ser muito difíceis. Grandes carreiras consomem anos de sangue, suor e lágrimas para se construir e mesmo as pessoas mais bem sucedidas raramente vão estar fazendo algo grande e importante nos seus vinte e poucos anos.

jovenstrabalho

Estudiosos afirmam que a geração Y tem “expectativas fora da realidade e uma grande resistência em aceitar críticas negativas” e “uma visão inflada sobre si mesmo”. Afirmando que uma grande fonte de frustrações de pessoas com forte senso de grandeza são as expectativas não alcançadas. Elas geralmente se sentem merecedoras de respeito e recompensa que não estão de acordo com seus níveis de habilidade e esforço, e talvez não obtenham o nível de respeito e recompensa que estão esperando.

A ilusão que existe faz com que expectativas extremamente altas sejam criadas, mesmo sobre os primeiros anos após a saída da faculdade. Mas a realidade não condiz com suas expectativas, criando certa angústia.

 

A vida dos outros

A geração dos pais da geração Y embora tenham ouvido falar algo sobre seus colegas de tempos em tempos, através de esporádicas conversas, na maior parte do tempo eles não sabiam realmente o que estava se passando na carreira das outras pessoas. Porém, nós da geração Y estamos constantemente assistindo o compartilhamento de Fotos de amigos no Facebook.

As redes sociais criam um mundo onde tudo o que as outras pessoas estão fazendo é público e visível e a maioria das pessoas expõe uma versão maquiada e melhorada de si mesmos e de suas realidades. As pessoas que expõem mais suas carreiras (ou relacionamentos) são as pessoas que estão supostamente indo melhor, enquanto as pessoas que estão tendo dificuldades tendem a não expor sua situação. Isso nos faz achar, erroneamente, que todas as outras pessoas estão indo super bem em suas vidas, menos você.

Mercado-de-trabalho-jovens-size-598

É por isso que esses jovens estão tão infelizes, ou pelo menos, se sentindo frustrados e insatisfeitos. Na verdade, seu início de carreira provavelmente está indo muito bem, mas mesmo assim, há um sentimento de desapontamento e insatisfação.

 

Dicas para essa geração:

1) Continue ferozmente ambicioso. O mundo atual está borbulhando de oportunidades para pessoas ambiciosas conseguirem sucesso e realização profissional. O caminho específico ainda pode estar incerto, mas ele vai se acertar com o tempo, apenas entre de cabeça em algo que você goste.

2) Pare de pensar que você é especial. O fato é que, neste momento, você não é especial. Você é outro jovem profissional inexperiente que não tem muito para oferecer ainda. Você pode se tornar especial trabalhando duro por bastante tempo.

3) Ignore todas as outras pessoas. Essa impressão de que o gramado do vizinho sempre é mais verde não é de hoje, mas no mundo da auto-afirmação via redes sociais em que vivemos, o gramado do vizinho parece um campo florido maravilhoso. A verdade é que todas as outras pessoas estão igualmente indecisas, duvidando de si mesmas, e frustradas, assim como você, e se você apenas se dedicar às suas coisas, você nunca terá razão pra invejar os outros.

 

Fonte do texto em inglês: http://www.waitbutwhy.com/2013/09/why-generation-y-yuppies-are-unhappy.html