Saúde Mental

Saiba algo sobre o perdão

Por Rafaela Monteiro 19/11/2013

images (1)

Estudiosos afirmam que o perdão é essencial para a cura e para a experiência da nossa totalidade. Porém, para experimentar a totalidade, nenhuma parte de nós deve ser reprimida, negada ou passar despercebida. Isso inclui aceitar nossos sentimentos de raiva, mágoa e rancor. Pois, antes do perdão, ou para que este aconteça, devemos assumir a dor que experimentamos em relação a quem ou o que nos feriu.

 

Entrar na dor para poder sair da dor

Lembro de quando era estagiária em psicologia clínica, lembro que a supervisora sempre falava que era preciso entrar na dor para poder sair dela. Dava sempre o exemplo de uma sala, para sair desta é preciso estar dentro, é preciso entrar para depois poder sair. Não se sai de onde não se está. Assim, aprendemos que negar os sentimentos de dor não é o caminho para perdoar.

images

 

O caminho é, de alguma forma, assumi-los. Claro que isso não é nada fácil. O caminho do perdão tem suas particularidades. As vezes é preciso um espaço de segurança, como o momento da terapia, para que possamos expressar nossos piores sentimentos sem sermos julgados e termos o apoio necessário para lidar e entrar em contato com eles.

Tentar perdoar negando a dor, o medo, a raiva não nos leva ao lugar do perdão. Pois, quando rejeitamos esses sentimentos, ignoramos a nós mesmos.

 

O caminho para ser liberto

O caminho da aceitação da dor e outros sentimentos, é o caminho para a libertação. Quando conseguimos fazer esse difícil contato podemos, após isso, fazer contato com o perdão. Muitas vezes passamos anos ou uma vida inteira nos martirizando com mágoas ou situações inacabadas que nos causam muita dor e incômodo, sem saber o quanto de alívio e libertação o ato de perdoar pode nos dar.

download

Isso não quer dizer se dirigir com raiva ou dor para quem o feriu, mas seguir passos na direção de liberar a dor, de sair dela. Existem várias técnicas para a expressão de sentimentos, dentre elas, escrever é  muito útil. Usar diários e escrever cartas, mesmo que estas nunca sejam enviadas, é uma técnica que funciona para muitas pessoas. Escrever a raiva, a mágoa, em um papel e depois rasgá-lo ou queimá-lo é uma possibilidade. Ou, trabalhar esses sentimos, e o caminho para o perdão, de forma mais profunda e segura dentro de uma boa psicoterapia.

 

Processo de cura

Perdoar é um processo. É um caminho. É libertador e traz cura. Pois a dor, a raiva e outros sentimentos são liberados e isso nos traz alívio, leveza. Porém, não se faz do dia para a noite. Não temos um botão para apertar para perdoar. Temos um caminho e um processo a seguir. É aos poucos. E demanda força e coragem.