Clínica Geral > Qualidade de vida

Conheça os tipos de TPM

Por Redação Doutíssima 20/11/2013

Todo mundo conhece a famosa TPM e a grande maioria das mulheres passa pelo estresse do período de tensão pré-menstrual. Porém, o que muita gente não sabe, é que não existe apenas um tipo de TPM. Na verdade, estudos indicaram que existem pelo menos quatro tipos diferentes de TPM com sintomas por vezes parecidos, por outras completamente diferentes, e cada tipo exige tratamentos específicos para aliviar a tensão.

O Doutíssima preparou uma lista detalhada sobre os tipos de TPM existentes para te ajudar a descobrir qual deles costuma te atacar e saber como controlar os ataques de nervos às vésperas de menstruar.

Numa conversa com seu ginecologista, é possível fazer um tratamento hormonal, reduzir os sintomas e até acabar com as crises. Aprenda também a combater os seus sintomas, comendo os alimentos certos, pois isto também ajuda a combater o problema e ter mais bem-estar, mas, para isso, você primeiro precisa descobrir em qual tipo de TPM se encaixa.

Descubra agora!

tpm

TPM Tipo A

· Sintomas
Os sintomas desse tipo de tensão pré-menstrual vão além da ansiedade habitual. O tipo A apresenta também uma tensão nervosa, grandes oscilações de humor e irritabilidade.

· Coma/beba
Quem sofre desse tipo de TPM, deve apostar nos alimentos ricos em vitamina B6 – pães integrais, atum, soja, lentilha, banana, batata e feijão -, pois eles ajudam o corpo a produzir serotonina, o hormônio do bem-estar.

· Evite
Evite os alimentos energizantes, como álcool, café, chocolate, laticínios e refrigerantes à base de cola.

· Faça
Duas excelentes atividades para aliviar a tensão do tipo A são alongamento e ioga.

 

TPM Tipo C

· Sintomas
A mulher atingida pela TPM tipo B costuma sentir fortes dores de cabeça, muita vontade de comer doce, palpitações, cansaço e tontura.

· Coma/beba
Opte pela dupla proteína e carboidrato complexo, como pão integral com peito de peru. Ou coma frutas secas com castanhas, que desaceleram a absorção de açúcar.

· Evite
Açúcar, álcool, chocolate e frutas muito doces.

· Faça
Sem dúvida, o melhor remédio é movimentar-se! Faça caminhada, hidroginástica e natação.

 

TPM Tipo D

· Sintomas
Esse tipo de TPM prevalece o estado depressivo. A mulher que sofre da TPM tipo D tem insônia, ansiedade e crises de choro.

· Coma/beba
A cafeína pode levantar o astral de mulheres que ficam muito deprimidas antes de menstruar. Uma única xícara de café já proporciona um efeito positivo, dando ânimo e energia à mulher.

· Evite
Álcool e laticínios.

· Faça
Experimente fazer capoeira, dança e lutas marciais para botar toda essa depressão para fora!

 

TPM Tipo H

· Sintomas
Retenção de líquidos, inchaço e seios doloridos são os principais sintomas da tensão pré-menstrual do tipo H.

· Coma/beba
Para afastar os sintomas, consuma muitas frutas, folhas e legumes diuréticos, como melão, agrião, abacaxi, pepino, melancia, salsinha e alcachofra. Água de coco e chá de ervas também são ótimas pedidas.

· Evite
Laticínios e sal.

· Faça
Caminhada, hidroginástica e natação são grandes aliados.