Guia dos Dentes

Cuidados com a escova dental: higienizador de escovas

Por Redação Doutíssima 20/11/2013
esteril-1   
Uma preocupação que vejo em poucos paciente é com relação aos cuidados com a escova dental. Muitas famílias colocam todas as escovas da família em um mesmo local, alguns colocam dentro de capas de plástico e outros ainda jogam na gaveta ou na prateleira do banheiro, sem esquecer dos que deixam em cima da pia mesmo. Uma boa ideia para essas pessoas é a compra de um higienizador de escovas que pode ajudar bastante na prevenção de contaminação nos integrantes da família. De acordo com os sites que vendem o produto:
“A boca é um dos locais do corpo humano onde micro-organismos estão presentes em grande quantidade e variedade. E você sabia que sua escova de dentes pode ter mais germes que sua boca?
Este higienizador, através da luz ultravioleta, elimina até 99% das bactérias, vírus, fungos e esporos provenientes da boca e do meio ambiente, as quais podem se alojam na sua escova de dentes.
 
esteril-3

O UV SANIT FAMILY, assim como outras marcas de higienizador de escovas, comporta até 4 escovas de dentes (alguns tem mais capacidade), incluindo modelos convencionais, infantis e elétricas. As funções de porta escova e higienizador fazem do UV SANIT FAMILY um acessório indispensável para o conforto, comodidade e segurança de toda
família. O higienizador de escovas conta com várias facilidades como:

– Luz Ultravioleta Sanitizadora
– Desligamento Automático
– Ideal para a saúde da família
– Segura para usar no dia-a-dia
 
esteril-2

Os aparelhos normalmente apresentam um leque com vários modelos e cores o que usei como exemplo é bem aconselhado mas temos outras opções, de acordo com o site que você escolher para fazer a compra. Estilos mais sérios para as casas mais formais e estilos mais divertidos para os ambientes com crianças ou mais descontraídos.

 
esteril-4
 
 
O que você leitor precisa entender é que não basta escovar os dentes com uma boa escova e com uma excelente pasta dental; você precisa cuidar dos seus “companheiros na higiene dental” e não deixar as escovas se misturarem para não causar contaminação. Cada pessoa da família precisa ter uma escova pessoal e bem guardada, seguindo as técnicas que dificultam ou evitam a proliferação de micro-organismos que possam lhe causar doenças.
Guardar a escova sobre superfícies descobertas ou em capas de plástico pode causar contaminação das cerdas e isso vai lhe trazer maior possibilidade de problemas bucais.
Então, nada de escova dental se encostando em cima da pia. Cuide da sua saúde e tenha consultas regulares com o dentista para que ele possa verificar possíveis problemas e lhe ajudar com dúvidas sobre o que deve fazer no dia-a-dia.